Educação Superior no Brasil: discussões e reflexões

Autores

  • Larici Keli Rocha Moreira
  • Laine Rocha Moreira
  • Marta Genú Soares

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.29594

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidade, Política Pública

Resumo

Este artigo trata de uma revisão teórica que reflete os aspectos gerais que norteiam a educação superior no Brasil desde o processo de criação das universidades, as quais teve sua implantação legitimada pelo poder público em 1920. O estudo objetiva analisar as políticas públicas de acesso e democratização da educação superior no país. Para tanto, discute as principais políticas educacionais e o cenário atual vivido pela universidade. Debate como problemática de estudo, as questões relacionadas à concepção, funções e autonomia da universidade, que apesar de garantida em lei, tem enfrentado dificuldades para se efetivar na prática. Considera dispositivos legais que tratam da temática e pauta suas discussões baseadas em autores como Fávero (1999, 2006), Zoccoli (2009), Dourado (2008), Catani e Oliveira (2007). Conclui-se que a educação superior no Brasil tem seu reconhecimento pela legalidade da universidade, efetivação e consolidação, por meio da legislação e políticas educacionais. A expansão das universidades particulares e a isenção fiscal para investidores no setor aconteceram nos anos 80, a ação de organismos internacionais no país foi intensificada nos anos 90 e a década de 2000 é marcada por políticas de caráter transformador, porém com retrocessos provocados pela conjuntura política do Estado.

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Biografia do Autor

Larici Keli Rocha Moreira

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2011). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialização em andamento em Políticas Educacionais e Saberes Docentes pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo RessisgnificaR - Grupo de Pesquisa Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Altamira. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física, principalmente nos seguintes temas: Saúde e qualidade de vida, Educação Física escolar, Atividade física para grupos especiais, Políticas Públicas de lazer e qualidade de vida, Currículo Escolar, Avaliação do processo de Ensino aprendizagem, Lazer, dentre outras.

Laine Rocha Moreira

Graduação em Educação Física - Universidade do Estado do Pará/UEPA (2008); Especialização em Educação e Cultura: Confluências -Universidade Federal do Pará/UFPA (2010); Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009); Mestrado em Educação/Universidade do Estado do Pará/UEPA (2015). É professora Auxiliar da UEPA, na qual ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III, IV e Estágio Supervisionado I e II. Atua em atividades de assessoramento e gestão de projetos educativos nas áreas de esporte, cultura e lazer. Pesquisadora da linha: Formação de professores e práticas curriculares do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física. Atua no campo da Educação com foco na formação de professores, nas práticas educativas e no estágio supervisionado em Educação Física.

Marta Genú Soares

Pós Doutora pela Université de Montpellier (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no PPGED/UEPA- Mestrado em Educação, na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e no Curso de Licenciatura em Ed. Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Ed. Física e pesquisadora na Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana- RIIMH. Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as áreas de interesse: formação de professor, currículo e prática pedagógica.

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

Moreira, L. K. R., Moreira, L. R., & Soares, M. G. (2018). Educação Superior no Brasil: discussões e reflexões. Educação Por Escrito, 9(1), 134–150. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.29594

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