Inovação curricular: um desafio possível

Autores

  • Fernando Degrandis
  • Cíntia Bueno Marques

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27957

Palavras-chave:

Currículo, Gestão educacional, Inovação curricular

Resumo

A inovação na área de currículo, mais do que um desejo expresso há bastante tempo pelos discursos dos educadores, é uma necessidade para o atendimento às necessidades educativas da contemporaneidade. Um projeto de reestruturação curricular apresentado como um desafio estratégico a uma rede de escolas particulares de Porto Alegre mobilizou mudanças significativas nesse sentido. Traduziu em práticas pedagógicas e ações de gestão educacional um novo formato de escola, com superação de dificuldades e resultados positivos verificados, tanto em dados quantitativos quanto em observações qualitativas. Neste artigo, pretende-se descrever o processo de reestruturação curricular de uma das escolas da referida rede, que se submeteu ao desafio proposto como case piloto. Além da descrição, objetivase suscitar reflexões acerca da temática das inovações curriculares. O case foi observado, analisado e sistematizado durante uma pesquisa que originou o Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Curricular, cuja defesa ocorreu em março de 2017, na PUCRS, a qual a autora realizou como orientadora e orientanda.

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Biografia do Autor

Fernando Degrandis

Licenciado em Filosofia. Especialista em coordenação pedagógica e em gestão curricular marista. Mestre e doutorando em teologia pela Faculdades EST. Vice diretor educacional do Colégio Marista Ipanema.

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

Degrandis, F., & Marques, C. B. (2018). Inovação curricular: um desafio possível. Educação Por Escrito, 9(1), 118–133. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.27957

Edição

Seção

Artigos