Situação-Problema: um Método para o Ensino de Economia

Autores

  • Pedro Henrique de Morais Campetti Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves
  • Daniela de Campos Federal do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26583

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Metodologias de ensino, Situação-problema, Ensino, Economia

Resumo

O ensino de Economia apresenta desafios no sentido de ser eficaz na ação de gerar aprendizagens significativas aos alunos. Isso ocorre em razão da especificidade dos conteúdos e competências trabalhados em aula e nas diferentes possibilidades que se abrem para a prática docente. Por um lado, há o método tradicional, com a centralidade do professor. Por outro, há uma heterogeneidade de metodologias que podem ser utilizadas e gerar resultados profícuos. Portanto, este artigo tem por objetivo analisar a aplicação de uma metodologia de ensino diferenciada: a abordagem por meio de situação-problema, voltada para o ensino de Economia. Para a revisão bibliográfica, foram utilizadas contribuições teóricas do campo da Educação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, sendo utilizado o método de estudo de caso. Em relação aos resultados, estes revelam que a proposta pedagógica utilizada contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos alunos.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Campetti, P. H. de M., & de Campos, D. (2017). Situação-Problema: um Método para o Ensino de Economia. Educação Por Escrito, 8(1), 85–99. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.26583

Edição

Seção

Artigos