Interfaces de um intercâmbio de doutorado: formação de professores e experiências relevantes
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.23709Palavras-chave:
intercâmbio de doutorado, formação de professores, ensino de química.Resumo
Neste texto apresento a construção de conhecimento proporcionada pelo intercâmbio de Doutorado realizado na cidade de La Plata/Argentina, a partir do convênio entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Nacional de La Plata (UNLP)/financiado pela CAPES. Pude estudar por três meses (agosto a outubro/2011) nesta universidade e participar ativamente de quatro importantes atividades realizadas neste período. Primeiro como ouvinte do VIII Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales. Segundo, como colaboradora do 1º Simposio de Enseñanza de la Química e como aluna do Seminário de Politicas de Formacíon, Currículum e Identidades Docentes ministrado pela professora Ms. Flavia Terigi. E finalmente, como apresentadora de comunicação oral no I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y Matemática y II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática.O relatório foi escrito a partir da construção de conhecimento na complexidade vivencial das discussões propostas, do referencial teórico utilizado nesta universidade, do profícuo envolvimento com o corpo docente e discente do Departamento de Ciências Exactas y Naturales da Facultad de Humanidades da UNLP, além da imersão realizada em outra cultura, com outra língua e outros enfrentamentos. O engajamento proposto para a realização deste intercâmbio foi essencial na conquista de aprendizagens relacionadas ao Ensino de Química e à Formação de Professores junto a nossos hermanos. A realização de um Doutorado em Educação pressupõe, dentre outras coisas, a superação de lutas concorrenciais por domínio de espaço e de voz com interfaces cada vez mais entrelaçadas.
Downloads
Referências
AYALA, M. E.; ROMERO, M.; TURPÍN, L. M. La pedagogía en la formación de profesores de Ciencias exactas y Naturales. Una resistencia que persiste, Anais do Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas – Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 8 a 10 de agosto de 2011.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
BOURDIEU, P. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
ELIAS, M. E. Aportes para la construcción de una identidad docente. Anais do Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas – Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 8 a 10 de agosto de 2011.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livros Editora, 2007.
JAPIASSÚ, H. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro, Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan.-abr. 2009.
SOARES, E. C. Prática Pedagógica do Professor de Química e o estudo de caso do tipo etnográfico: uma metodologia em questão, Actas del I Congreso Internacional de Enseñanza de las Ciencias y la Matemática – ICIECyM. II Encuentro Nacional de Enseñanza de la Matemática. 1. ed. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2011. E-Book. p. 671.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.