Orientação virtual: expandindo o espaço de orientação em tempos de comunicação ubíqua
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.2.21472Palavras-chave:
Cibercultura. Orientação. Salas Aulas Virtuais.Resumo
Este trabalho apresenta uma metodologia de organização das atividades relacionadas às orientações de maneira a ampliar a interação entre orientador e orientandos. Busca-se criar um espaço interativo de troca, descobertas e ajuda mútua entre alunos que compartilham a mesma linha de pesquisa e desenvolvem trabalhos sob a supervisão do mesmo orientador. O artigo busca compartilhar as lições aprendidas em cinco anos de uso deste espaço virtual no atendimento de alunos presenciais e virtuais. Espera-se poder contribuir para ampliarmos as reflexões sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se desenvolver a orientação a distância, tão necessária em tempos de cibercultura.
Downloads
Referências
GIRAFFA, Lucia Maria Martins; FARIA, Elaine Turk. Using podcasts to better qualify the teaching evaluation process in virtual classes. In: INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference), 2012, Valencia (Spain). INTED2012 (6th International Technology, Education and Development Conference). Valencia (Spain): IATED, 2012. v. 1. p. 2372-2379.
LÉVY, Pierre. _. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: ed, v. 34, 1999.
LITTO, Frederico, et. al. Educação a Distância: O estado da arte. Pearson Education do Brasil Ltda., 2009.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.