A concepção e o sentido da formação vivida na graduação em Pedagogia: a perspectiva de egressas do curso
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2015.1.17237Palavras-chave:
Educação. Formação do pedagogo. Sentido.Resumo
Este estudo examinou a concepção e o sentido da formação para a docência vivida na licenciatura em Pedagogia por professoras. Os problemas de pesquisa foram: 1) Qual a concepção de formação de professores e seu locus nas Ciências da Educação na visão das voluntárias do estudo? 2) Qual o sentido conferido à formação no curso de Pedagogia? Participaram três professoras com perfil típico do pedagogo do país, conforme o Censo Escolar de 2007. Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa e realização de estudo de caso. A recolha de dados foi feita por meio da aplicação de questionários exploratórios e realização de entrevistas individuais e coletiva. Os resultados apontaram que as participantes do estudo consideram que o locus da formação docente é a própria Pedagogia, enquanto campo científico, e que a noção de formação remete a ação impositiva e de doutrinação dos profissionais do ensino, que se opõe ao ideal de parceria no processo educativo entre docentes da graduação e seus alunos. Observou-se permanente tensão entre os sentidos atribuídos ao curso de Pedagogia, considerado, em alguns momentos, teórico e distante da prática e, em outras situações, percebido como facilitador da apropriação de saberes acadêmicos e sociopolíticos relevantes para a ação laboral docente.
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