Um estudo reflexivo sobre o currículo na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16882Palavras-chave:
Reflexão. Currículo. Educação Infantil.Resumo
As linhas que compõe esse artigo revelam a trajetória, as diferentes concepções do Currículo da Educação Infantil seguidos de uma discussão a respeito da prática docente e de importantes revelações sobre o aprendiz dessa modalidade de ensino. O retrospecto da Educação Infantil no Brasil serviu para revelar como veio, para quê veio, para quem veio e como se deu seu processo evolutivo. O tópico que trouxe as diferentes concepções sobre o currículo serviu para clarear o conceito e a forma como esse instrumento vem dando sentido ao ato de educar. O último tópico que trata da prática docente e das potencialidades do aluno vem trazendo reflexões sobre a capacidade de aprendizagem, o que deve ser ensinado, de que maneira e em que ritmo, assim com também, foram expostas algumas alternativas de trabalho docente para que seja pensado um currículo como ferramenta de garantia de uma aprendizagem plena. Esse estudo procurou dar ênfase ao Currículo da Educação Infantil como objeto norteador das práticas docentes. Findada a pesquisa, conclui-se que o currículo é uma ferramenta indispensável e que precisa estar em constante adequação para que seja garantido o desenvolvimento integral da criança. Este estudo foi edificado sobre bases teóricas a partir de um estudo qualitativo de cunho exploratório.
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