Promover competências em contexto educativo: estudo de três propostas de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.16596Palavras-chave:
Competências. Contexto educativo. Programas de intervenção.Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a promoção de competências em contexto educativo, apresentando três propostas de intervenção psicoeducativa, o Programa Going for the Goal – GOAL (DANISH, MEYER, MASH, HOWARD, CURL, OWENS e KENDALL, 1992), o Programa de Promoção de Competências Sociais (MATOS, SILVA, ALÃO, ALVES, SAMPAIO e CARVALHO, 1997) e o Programa Instrutivo para a
Educação e Libertação Emocional – PIELE (HERNÁNDEZ e HERNANDÉZ, 2001). Visando o desenvolvimento pessoal e social dos seus participantes (crianças e jovens), estes programas recorrem a pequenas peças/histórias,
à expressão corporal e à dramatização para o ensino/aprendizagem de competências transversais. Assumindo uma metodologia interventiva contextualizada e ativa, defendem o formador como um facilitador das aprendizagens que centra a sua atenção nos sujeitos aprendentes. Tendo sido implementados em contexto educativo nos EUA e na Europa, os dados da avaliação da sua eficácia revelam ganhos ao nível do desenvolvimento de valores prósociais, do bem-estar, da aquisição de comportamentos sociais e da autovalorização. Essas evidências induzem-nos a acreditar que serão propostas de promoção de competências a conhecer e a utilizar em contexto educativo.
Downloads
Referências
ALBERTO, Isabel. Avaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de mau trato. 1999.
Tese (Doutoramento em Psicologia – Avaliação Psicológica) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.
ALMEIDA, Leandro; MORAIS, Fátima. Programa Promoção Cognitiva. Braga: Psiquilibros Edições, 2004.
ARÁNDIGA, Antonio; TORTOSA; Consol. Programa de refuerzo de las habilidades sociales III. Madrid: EOS Gabinete de Orientación, 2003.
BRUNELLE, Jaime; DANISH, Steven; FORNERIS, Tanya. The impact of a sport-based life skill program on adolescent prosocial values. Applied Development Sciences, v. 11, n. 1, p. 43-55, 2007.
CRUZ, José; DIAS, Cláudia; GOMES, Rui; CARDOSO, Mariana; GOMES, Daniela; OLIVEIRA, Helena; PEREIRA, Manuel; ALVES, André. Lutar por objectivos: manual do formador. Braga: Universidade do Minho, 1998a.
CRUZ, José; DIAS, Cláudia; GOMES, Rui; CARDOSO, Mariana; GOMES, Daniela; OLIVEIRA, Helena; PEREIRA, Manuel; ALVES, André. Lutar por objectivos: manual do estudante. Braga: Universidade do Minho, 1998b.
CRUZ, Maria; MAZAIRA, Maria. DAS – Programa de Desenvolvimento Sócio-afectivo. Vila Nova de Gaia: Edipsico, 2001.
DANISH, Steven. Going for the goal: a life skills program for adolescents. In: ALBEE, G.; GULLOTTA, T. (Ed.). Primary prevention works. London: Sage Publications, Inc., 1997. Vol. 6. p. 291-312.
DANISH, Steven. Interventions for enhancing adolescents’ life skills. The Human Psychologist, v. 24, p. 365-381, 1996.
DANISH, Steven; MASH, Mark; HOWARD, Catherine; CURL, Sherman; MEYER, Aleta; OWENS, Susanna; KENDALL, Kristine. Going for the goal leader manual. Virginia: Virginia Commonwealth University, Department of Psychology, 1992a.
DANISH, Steven; MASH, Mark; HOWARD, Catherine; CURL, Sherman; MEYER, Aleta; OWENS, Susanna; KENDALL, Kristine. Going for the goal student activity manual. Virginia: Virginia Commonwealth University, Department of Psychology, 1992b.
DANISH, Steven; NELLEN, Valerie; OWENS, Susanna. Teaching life skills through sport: Community – based programs for adolescents. In: Van RAALTE, J. L; BREWER, B. W. (Ed.). Exploring Sport and Exercise Psychology. Washington DC: American Psychological Association, 1996. p. 205-224.
DANISH, Steven; NELLEN, Valerie. New roles for sport psychologists: teaching life skills through sport to at-risk youth. Quest, v. 49, p. 100-113, 1997.
DIAS, Cláudia; CRUZ, José; DANISH, Steven. O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes. Análise Psicológica, v. XIX, n. 1, p. 157-170, 2001.
DIAS, Isabel. Promoção de competências em educação. Leiria: INDEA-Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados e Instituto Politécnico de Leiria, 2009.
DIAS, Isabel. Programa GOAL: lutar pelos objectivos na adolescência. In: Experiências e intervenções em psicologia da saúde. Algarve: Edições Centro Universitário de Investigação em Psicologia, fev. 2009. p. 1244-1250.
DIAS, Isabel. Promoção de competências pessoais e sociais – o exemplo do Programa GOAL. In: Actas do VII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES (III COLÓQUI LUSO-BRASIEIRO), 2006. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd)/Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2006. p. 936-948.
DIAS, Isabel. Programa Going for the goal/“Lutar pelos objectivos” – um programa de competências de vida aplicado a crianças do 4º ano de escolaridade. Tese (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, 2003.
DIAS, Isabel; CRUZ, José. Programa Goal: Going for the goal/Lutar por objectivos: um programa de competências de vida no ensino básico. In: Actas da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO DESPORTO & EXERCÍCIO, 2007. Braga: Universidade do Minho, 2007. p. 125-133.
HERNÁNDEZ, Pedro; HERNÁNDEZ, Maria Dolores. PIELE – Programa Instrutivo para a Educação e Libertação Emocional. Lisboa: CEGOC-TEA, 2001.
MATOS, Margarida. Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana Edições, 2005.
MATOS, Margarida. Comunicação e gestão de conflitos na escola. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana Edições, 1998.
MATOS, Margarida (Coord.). Programa de promoção de competências sociais: manual de utilização. Lisboa: PPES-Ministério da Educação, 1997.
MATOS, Margarida. Perturbações do comportamento social. 1993. Tese (Doutoramento em Necessidades Especiais e Reabilitação) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1993.
MATOS, Margarida; SIMÕES, Celeste; CARVALHOSA, Susana. Desenvolvimento de competências de vida na prevenção do desajustamento social. Faculdade de Motricidade Humana/Instituto de Reinserção Social-Ministério da Justiça, 2000.
MATOS, Margarida; TOMÉ, Gina (Org.). Aventura Social: promoção de competências e do capital social para o empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade. Lisboa: Placebo, 2012.
MOREIRA, Paulo. Crescer a brincar. Coimbra: Quarteto, 2001.
NOGUEIRA, Sara. As relações recíprocas de amizade como factor de desenvolvimento sócio-cognitivo: a competência social em crianças do 4º ano de escolaridade. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2000.
PAMPLIEGA, Ana; PÉREZ, Manuel. Programa “Deusto 14-16”: desarollo de habilidades sociales. Bilbau: Mensajero, 1997.
SANCHO, Javier; SÁNCHEZ, José. Aprender con autoperguntas. Programa de entrenamiento para alunnos de secundaria. Madrid: CEPE, 2006.
VEIGA, Feliciano. Escala de autoconceito: adaptação portuguesa do Piers – Harris Children’s Self-Concept Scale. Psicologia, v. VII, n. 3, p. 275-284, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.