Skills and competencies in the teaching practice: perspectives from problem situations

Authors

  • Gabriele Bonotto Centro Universitário La Salle – Unilasalle
  • Vera Lucia Felicetti Centro Universitário La Salle – Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.14919

Keywords:

Skills. Competency. Problem situations. Teacher training.

Abstract

Faced with problem situations are part of everyday life of the people, however, to resolve them it is necessary to develop skills and competencies. This paper discusses the use of skills and competencies in the school, conceptualizing them from authors like Perrenoud (1999), Zabala (2010), Macedo (2005), among other and analyzing Brazilian legal documents that cover these concepts. The methodology has bibliographical approach and intertwined problem situations and the theory of skills and competencies. These concepts enable the teacher to create new practices in the classroom by involving the daily live of students and providing new learning based in skills and competencies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriele Bonotto, Centro Universitário La Salle – Unilasalle

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle. Possui graduação em Pedagogia (2009), Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2011) e MBA em Gestão de instituições Escolares - In company Província Lassalista (2013). Atualmente é orientadora educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fátima e professora da Colégio La Salle São João. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em habilidades e competências e ensino da matemática.

Vera Lucia Felicetti, Centro Universitário La Salle – Unilasalle

Doutora em Educação pela PUCRS (RS, Brasil). Professora do Mestrado em Educação do UNILASALLE.

References

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC, 1997. 10 v. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12640:parametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&catid=195:seb-educacao-basica. Acesso em : 29 mar. 2013.

BRASIL Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: matemática. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013

BRASIL. Ministério da Educação – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Diretoria de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil; Brasília, 2011. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/prova%20brasil_matriz2.pdf Acesso em 20 abr. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB: ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SAEB; Inep, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7618&Itemid= Acesso em 02 de abr. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 10 abr. 2013.

COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

CONTRERAS, José Domingo. La autonomía del profesorado. Madrid: Morata, 1997.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 10. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.

DEMO, Pedro. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2010.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 5. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

GARCIA, Lenise Aparecida Martins Garcia. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf Acesso em: 12 maio. 2013.

GAUTHIER, Clermont; et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 10 jun. 2013.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005a. p. 13-28. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.

MACEDO, Lino de. Propostas para pensar sobre situações-problema. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005c. p. 37-39. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.

MACEDO, Lino de. A Situação-problema como avaliação e como aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005b. p. 29-36. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.

MACEDO, L. de et al. Competência III. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. p. 79-88. Disponível em: http://www.nota10serie.com.br/wp-content/uploads/FundamentoTeoricoMetodologico1.pdf. Acesso em: 20 jun. 2013.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, setembro de 2006 e do I Encuentro Nacional sobre Enseñanza de la Matemática, Tandil, Argentina, abril de 2007. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf Acesso em: 17 jun. de 2013.

MOROSINI, M.C. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2006. Vol. 2. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4096. Acesso em: 15 ago. 2013.

NÓVOA, António. História de vida: perspectivas metodológicas. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 18-25.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A pesquisa dos educadores como estratégia para a construção de modelos críticos

de formação docente. In: PEREIRA, Júlio Emílio Diniz;

ZEICHNER, Kenneth M. (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. p.11-42.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Phillipe. Construir competências é virar as costas aos saberes? In: Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html. Acesso em: 25 abr. 2013.

PERRENOUD, Phillipe et al. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PERRENOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da educação. 1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico. Lições do Rio Grande: referencial curricular/Ensino Fundamental. Porto Alegre, 2009. Disponível em:

http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 maio. 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

Published

2014-06-26

How to Cite

Bonotto, G., & Felicetti, V. L. (2014). Skills and competencies in the teaching practice: perspectives from problem situations. Educação Por Escrito, 5(1), 17–29. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.1.14919

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)