Dotação e talento
Um olhar na teoria de Gagné
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.35339Palavras-chave:
Modelo de Diferenciação de Dotação e Talento, Modelo de Desenvolvimento de Capacidades Naturais, Modelo Integrado de Desenvolvimento do Talento, Dotação, TalentoResumo
Os desafios impostos no contexto da transição da sociedade da informação à sociedade do conhecimento exigem que os professores possuam um conjunto de competências para atingir o ideal escolar e social de igualdade e inclusão. Posto isso, os docentes hão de atender às necessidades dos discentes alvo da Educação Especial. Eis a importância do Modelo Compreensivo de Desenvolvimento do Talento, que facilita a identificação dos discentes com dotação e promove ferramentas para o desenvolvimento de seus talentos. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é apresentar o Modelo Integrado de Desenvolvimento do Talento (IMDT), aos professores, como uma nova proposta para o atendimento às necessidades especiais dos discentes com Dotação e Talento. A metodologia proposta pela pesquisa é descritiva e explicativa, com referências teóricas publicadas por meios escritos e eletrônicos, que incluem livros e publicações periódicas que abordam os estudos atuais sobre a matéria. As principais publicações originais sobre o IMDT foram lidas e analisadas, assim como foi realizado com comentadores. Como resultado, observou-se a necessidade de uma oportuna identificação de estudantes com dotação, a importância de um planejamento de atividades constantemente desafiadoras e um conteúdo significativo, que promova o processo integral de desenvolvimento do talento.
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