O Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na Rede Municipal de Ensino de Toropi-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32383

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Gestão Democrática, Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico, Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.

Resumo

Este trabalho visa apresentar reflexões sobre os desafios na construção do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil da rede municipal de Ensino de Toropi-RS, onde foi realizada uma pesquisa de dissertação de Mestrado, concluída no ano de 2018, que objetivava realizar processo de discussão dialógica com gestores e professores para discussão do PPP da Educação Infantil. Metodologicamente o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, bibliográfica e dos círculos dialógicos investigativo-formativos, realizados com os sujeitos coautores da pesquisa. Percebemos que gestores e professores, em muitos casos, não sabem lidar com a autonomia que lhes é garantida, limitando-se aos afazeres do dia a dia da escola, sendo necessário, portanto, maior comprometimento dos mesmos para que o processo de elaboração do PPP da escola se efetive de forma democrática. Os diálogos emergidos dos círculos dialógicos investigativo-formativos com gestores e professores oportunizaram uma reflexão sobre a teoria e a prática, por meio da ação-reflexão-ação, possibilitando novos olhares sobre a gestão da Educação Infantil e do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, promovendo a auto(trans)formação dos sujeitos coautores envolvidos nesse processo.

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Biografia do Autor

Karine Gutheil Franzen, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2013). Pós Graduada em Gestão Educacional pela UFSM (2015). Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM (Mestrado Profissional, 2018). Atuou como Secretária de Educação no Município de Toropi entre os anos 2005 a 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002),
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e gestão Educacional/UFSM. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Franzen, K. G., & Lunardi, E. M. (2019). O Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na Rede Municipal de Ensino de Toropi-RS. Educação Por Escrito, 10(1), e32383. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32383

Edição

Seção

Artigos