O Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil: Uma proposta de construção dialógica na Rede Municipal de Ensino de Toropi-RS
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.32383Palavras-chave:
Políticas Públicas, Gestão Democrática, Educação Infantil, Projeto Político Pedagógico, Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.Resumo
Este trabalho visa apresentar reflexões sobre os desafios na construção do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil da rede municipal de Ensino de Toropi-RS, onde foi realizada uma pesquisa de dissertação de Mestrado, concluída no ano de 2018, que objetivava realizar processo de discussão dialógica com gestores e professores para discussão do PPP da Educação Infantil. Metodologicamente o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, bibliográfica e dos círculos dialógicos investigativo-formativos, realizados com os sujeitos coautores da pesquisa. Percebemos que gestores e professores, em muitos casos, não sabem lidar com a autonomia que lhes é garantida, limitando-se aos afazeres do dia a dia da escola, sendo necessário, portanto, maior comprometimento dos mesmos para que o processo de elaboração do PPP da escola se efetive de forma democrática. Os diálogos emergidos dos círculos dialógicos investigativo-formativos com gestores e professores oportunizaram uma reflexão sobre a teoria e a prática, por meio da ação-reflexão-ação, possibilitando novos olhares sobre a gestão da Educação Infantil e do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, promovendo a auto(trans)formação dos sujeitos coautores envolvidos nesse processo.Downloads
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