Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar

Autores

  • Júlio Fernando da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275

Palavras-chave:

Didática, Ensino Superior, Estratégias de ensino.

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever as principais estratégias de ensino adequadas à didática do ensino superior. Mediante a pesquisa bibliográfica apura-se a presença de catorze estratégias de ensino aplicáveis ao âmbito das universidades: Aula Expositiva, Perguntas e Respostas, Estudo Dirigido, Fichas Didáticas, Método de Solução de Problemas, Método de Projetos, Trabalho em Grupo, Estudo in loco, Jogos, Dramatização, Seminário, Debate, Método da Descoberta e Unidades Didáticas. Ademais, propõe-se a classificação dessas estratégias em três categorias – individuais, coletivas e mistas. Por fim, sugere-se o uso de duas ou mais estratégias de ensino, tendo como base a associação de quatro elementos didáticos: planejamento, organização de conteúdos, estratégias de ensino e avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Fernando da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Administração e Didática (GEPEAD - PUC Minas).

 

Referências

ALMEIDA, H. M. de. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Revista Estação Científica, v. 14, n. 2, p. 1-8, 2015.

BELTHER, J. M. (Org.). Didática I. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

CASAGRANDE, M. D. H.; BORNIA, A. C.; CASAGRANDE, J. L.; MECHELN, P. J. V. Jogos de empresas no ensino da contabilidade tributária. Contabilidade Vista & Revista, v. 25, n. 1, p. 34-58, 2014.

CONTRERAS DOMINGO, J. Ser y saber en la formación didáctica del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del profesorado, Zaragoza, v. 68, n. 2, p. 61-81, 2010.

FERREIRA, V. S. As especificidades da docência no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 85-99, 2010.

FLORENTINO, J. A. A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 74-87, 2016.

FRANCO, M. A. S. Didática: uma esperança para as dificuldades pedagógicas do ensino superior? Práxis Educacional, v. 9, n. 15, p. 147-166, 2013.

FREIRE, R. A. A didática no ensino superior. São Paulo: Cengage, 2016.

GARBELINI, V. M.; GONÇALVES, E. Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 220-230, 2015.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. [E-book].

GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBLIK, A. M. P. Aprender didática, ensinar didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LOURENÇO, C. D. S.; MAGALHÃES, T. F. A sala de aula e as empresas: análise da produção e da utilização de casos para ensino em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 1, p. 11-42, 2014.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. Tradução H. O. Avritscher. São Paulo: Atlas, 2007.

MALHEIROS, B. T. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

MARQUEZAN, F. F.; SCREMIN, G.; SANTOS, E. A. G. Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: contribuições do Pibid/Pedagogia. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 112-128, 2017.

MEDINA, A. M. C. Didática Recreativa Matemática: ensino e aprendizagem em uma escola da comunidade. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 422-439, 2012.

PILETTI, C. Didática geral. 24. ed. São Paulo: Ática, 2010.

PLEBANI, S.; DOMINGUES, M. J. C. S. A utilização dos métodos de ensino: uma análise em um curso de Administração. Revista Angrad, v. 10, n. 2, p. 53-72, 2009.

RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 3, p. 1-9, 2011.

SANTO, E. do E.; LUZ, L. C. S. da. Didática no ensino superior: perspectivas e desafios. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 1, n. 8, p. 58-73, 2013.

VEIGA, C. H. A.; LIMA, J. M.; ZANON, L. B. Feira de negócios internacionais: uma proposta de jogos de empresas vivenciais em aula. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 8, n. 3, p. 127-144, 2013.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 2015. [E-book].

VEIGA, I. P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas: Papirus, 2011, Cap. 6, p. 107-120.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Silva, J. F. da. (2019). Didática no Ensino Superior: estratégias de ensino adequadas à arte de ensinar. Educação Por Escrito, 9(2), 204–219. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.31275

Edição

Seção

Docência Universitária e o Envolvimento Estudantil