Problematizando discursos educacionais críticos em Meu professor é o cara

Autores

  • Ana Paula Quevedo Peil Instituto Federal Sul-rio-grandense IFSUL
  • Angela Dillmann Nunes Bicca IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28152

Palavras-chave:

Discursos educacionais, Mídia educativa, Programa de TV

Resumo

A mídia educativa vem acionando discursos educacionais que têm colaborado para a produção de docentes de determinados tipos. Atentando para tal atuação, inseridas nos estudos culturais de inspiração pós-estruturalista, objetivou-se problematizar alguns elementos desses discursos educacionais acionados de forma recorrente no quadro Meu professor é o cara, integrante do programa de televisão Como será? da Rede Globo de Televisão. Os episódios analisados indicam que os/as professores/as destacados/as procuraram afastar-se ao máximo do qualificado como ensino tradicional, valorizando aspectos dos discursos educacionais críticos e enfatizando que a aprendizagem se efetiva a partir da reconfiguração do espaço de sala de aula e de investimentos na afetividade. O que proporciona uma prática considerada diferenciada.

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Biografia do Autor

Ana Paula Quevedo Peil, Instituto Federal Sul-rio-grandense IFSUL

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Mestre em Educação

Angela Dillmann Nunes Bicca, IFSUL

Licenciada em Física e Especialista em Lógica e Filosofia da Ciência (UCPel), Mestre e Doutora em Educação (UFRGS)

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

Peil, A. P. Q., & Bicca, A. D. N. (2018). Problematizando discursos educacionais críticos em Meu professor é o cara. Educação Por Escrito, 9(1), 23–40. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.28152

Edição

Seção

Artigos