Comportamento ocular durante a leitura e compreensão de uma questão de raciocínio lógico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38392Palabras clave:
Comportamento ocular, Leitura, Compreensão leitoraResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, que objetiva investigar o comportamento ocular, através da análise dos mapas de opacidade, número e duração média das fixações e tempo de resolução, a fim de verificar a leitura, a compreensão e a resolução de uma questão de análise de um diagrama, comparando os escores dos que acertaram com os que erraram. Participaram desta pesquisa 11 pessoas de diferentes idades e níveis de estudo: alunos do Ensino Médio, mestrandos, doutorandos e professores doutores das áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação e Matemática. Os dados foram coletados no Laboratório de Processamento Visual da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com um rastreador ocular de 500 Hz, que permitiu acompanhar os movimentos oculares durante a leitura, compreensão e resolução.
Descargas
Citas
CARPENTER, Malinda; NAGELL, Katherine; TOMASELLO, Michael. Social cognition, joint attention, and communicative competence from 9 to 15 months of age. NCBI, [S. I.], v. 63, n. 4, p. 176-183, set./dez. 1998. http://doi.org/10.2307/1166214
FINDLAY, John; WALKER, Robin. Human saccadic eye movements. Scholarpedia, [S. I.], v. 7, n. 7, p. 20-37, set./dez. 2012. http://doi.org/10.4249/scholarpedia.5095
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS “ANÍSIO TEIXEIRA” (INEP). Itens liberados de Matemática. Brasília: OCDE; PISA; INEP, 2012. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2012/pisa_2012_matematica_itens_liberados.pdf. Acesso em: 10 nov. 2019.
LAI, Meng et al. A review using eye-tracking technology in exploring learning. Educational Research Review, [S. I.], v. 10, n. 2, p. 90-115, dez. 2013. http://doi.org/10.1016/j.edurev.2013.10.001
MACEDO, Eliseu Coutinho et al. Processos perceptuais e cognitivos na leitura de palavras: propriedades dos movimentos oculares. Psicologia Escolar e Educacional, [S. I.], v. 11, n. 2, p. 275-283, dez. 2007. http://doi.org/10.1590/S1413-85572007000200007
MAIA, Marcus. Computação Estrutural e de Conjunto na Leitura de períodos: um estudo de rastreamento ocular. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística e Educação. Campinas: Mercado de Letras, 2019. p. 103-132.
MCCONKIE, George; RAYNER, Keith. The span of the effective stimulus during a fixation in reading. Perception & Psychophysics, [S. I.], v. 17, n. 1, p. 578-587, nov. 1975. http://doi.org/10.3758/BF03203972
MURRAY, Wayne; KENNEDY, Alan. Spatial coding in the processing of anaphor by good and poor readers: evidence from eye movement analyses. Quarterly Journal of Experimental Psychology, Glasgow, v. 40, n. 1, p. 693-718, nov. 1988. http://doi.org/10.1080/14640748808402294
RAYNER, Keith. Eye movements in reading and information processing: 20 years of research. Psychological bulletin, [S. I.], v. 124, n. 3, p. 372- 392, maio 1998. http://doi.org/10.1037/0033-2909.124.3.372
ROŻEK, Bożena et al. The eye-tracking research method in the process of solving mathematical tasks requiring drawing analysis. Didactics of Mathematics, [S. I.], v.15, n. 11, p. 43-58, maio 2014. http://doi.org/10.15611/dm.2014.11.04
SAJKA, Miroslawa; ROSIEK, Roman. Solving a problem by students with different mathematical abilities: a comparative study using eye-tracking. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 9., 2015, Prague. Proceedings […].
Prague, Czech Republic: Faculty of Education; Charles University in Prague, fev. 2015. p. 1752-1758. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01288030/document. Acesso em: 18 set. 2020.
SCHNEIDER, Elisa et al. Eye gaze reveals a fast, parallel extraction of the syntax of arithmetic formulas. Cognition, [S. I.], v. 125, n. 3, p. 475-490, dez. 2012. https://doi.org/10.1016/j.cognition.2012.06.015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Letrônica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.