A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.32459

Palavras-chave:

metodologia entre, psicanálise, educação infantil, assessoria, autismo

Resumo

O artigo trata da importância da metodologia do entre, de Homi Bhabha (1998) utilizada em uma pesquisa de mestrado. O objetivo visa refletir sobre os efeitos da intervenção transdisciplinar na prevenção do autismo, a partir da experiência de educadores e de assessoria em educação precoce no campo da educação infantil. Para tanto, utiliza os resultados de uma pesquisa realizada com duas crianças, dos zero aos três anos de idade e seus educadores, que foi constituída por quatro tempos: o tempo de criação do trabalho de assessoria EP/PI/SMED, a detecção dos sinais de autismo nos bebês, a avaliação psicanalítica dessas crianças aos três anos de idade e a escrita da pesquisa. Os resultados indicam que houve mudanças na posição discursiva dos educadores, produzindo efeitos não apenas educativos, mas estruturantes e terapêuticos, possibilitando a saída do risco de autismo e a retomada dos processos psíquicos constitutivos nas duas crianças.

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Biografia do Autor

Doisnei Jornada da rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga, psicanalista, terapeuta em estimulação precoce e assessora de inclusão da Clínica Em Tempo/POA; mestre em Psicanálise no PPG/Psicanálise: Clínica e Cultura na Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Andrea Gabriela Ferrari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Professora do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

da rosa, D. J., & Ferrari, A. G. (2020). A metodologia do entre, o educador e a assessoria na prevenção do autismo. Educação, 43(3), e32459. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.32459

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