Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas

Autores

  • Ângela Balça Universidade de Évora
  • Renata Junqueira de Souza UNESP

Palavras-chave:

leitura, escola, políticas públicas de leitura, formação de professores

Resumo

Neste artigo, pretendemos descrever as políticas públicas de leitura, em dois países, cujos problemas em redor do ensino da leitura apresentam muitas semelhanças. Nos últimos anos, o poder político e a sociedade civil tomaram consciência desta realidade, revelada por estudos internacionais. Neste sentido, muitos têm sido os programas implementados, na tentativa de melhorar o desempenho dos alunos ao nível da literacia em leitura. Destes programas, destacamos os Planos Nacionais de Leitura do Brasil e de Portugal. Apesar de todos estes esforços, é necessário e urgente continuar a investir na escola e no ensino da leitura. Este investimento passa seguramente por uma maior e continuada formação de professores, nas áreas do ensino da leitura, da compreensão da leitura e da literatura infantil e juvenil.

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Biografia do Autor

Ângela Balça, Universidade de Évora

Doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade de Évora, em 2005, com a tese A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais, tendo sido aprovada com distinção e louvor por unanimidade

Renata Junqueira de Souza, UNESP

possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) , pós-doutorado pela University of British Columbia (2001) e pós-doutorado pelo Ohio State University (2005) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, professor visitante da Universidade do Minho, Membro de corpo editorial da Leitura. Teoria & Prática (Campinas) (0102-387X), Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e Membro de corpo editorial da Reading Research Quarterly. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Ensino, Literatura e Ensino, Poesia e Ensino.

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Balça, Ângela, & de Souza, R. J. (2012). Políticas públicas de leitura em Portugal e Brasil: novos caminhos, velhos problemas. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11771

Edição

Seção

Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores