Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Educação pré-escolar.Resumo
Neste estudo, centrámo-nos nas concepções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objectivos deste estudo foram investigar as concepções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-acção e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de suportes de leitura e escrita de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de leitura e escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das concepções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando. Educar para a literacia: para uma visão global e integradora da língua materna. In: AZEVEDO, Fernando (Org.). Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006, p. 1-10.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogénese da Língua Escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
MATA, Lurdes. A descoberta da escrita: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
ROSKOS, Kathleen; CHRISTIE, James; RICHGELS, Donald. The Essentials of Early Literacy Instruction. National Association for the Education of Young Children, 2003. Disponível em: http://journal.naeyc.org/btj/200303/Essentials.pdf Acesso em: 04 out. 2016.
SMITH, Miriam; DICKINSON, David. Early Language and Literacy Classroom Observation (ELLCO): Toolkit. Baltimore: Brookes Publishing, 2001.
TEALE, William; SULZBY, Elisabeth. Emergence Literacy: New perspectives. In: STRICKLAND, Dorothy; MORROW, Lesley (Orgs.). Emerging Literacy: Young children learn to read and write. 7. ed. Newmark, Delaware: International Reading Association, 1995.
WHITEHURST, Grover; LONIGAN, Christopher. Emergent literacy: development from pre-readers to readers. In: NEUMAN, Susan; DICKINSON, David (Orgs.). Handbook of early literacy research. London: Guiford Press, 2003, p. 11-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.