Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal

Autores

  • Carlinda Leite FPCE

Palavras-chave:

Professores, formação, formação contínua, exercício docente

Resumo

A intenção deste texto, e como o próprio título indica, é dar conta dos caminhos que têm vindo a caracterizar a formação de professores dos diferentes níveis de ensino, em Portugal. Depois de ser clarificado o sentido em que se encara a formação, tecem-se os cenários que têm orientado a for-mação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade e do ensino médio. Dá-se igualmen-te conta do que se tem passado em nível dos professores do ensino superior e do que se começa a delinear.
Descritores – Professores; formação; formação contínua; exercício docente.
ABSTRACT – The purpose of this paper, as revealed by the title, is to let know about the advances which characterize the formation of teachers of different education levels in Portugal. Having clarified the ways in what formation is approached, scenarios are drawn from guidance of continuous formation for teachers of the first and medium years of scholarship. This paper scans as well most of what have been gone in what concerns the teachers in upper schools and tells about the main trends in analysis for the short term future.
Key-words – Teachers; formation; continuous formation; teaching activities.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-05

Como Citar

Leite, C. (2006). Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal. Educação, 28(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/423

Edição

Seção

Outros Temas