Desafios aos Professores na Construção de Mudanças Educacionais e Curriculares:que Possibilidades e que Constrangimentos?

  • Carlinda Leite
  • Preciosa Fernandes
Palavras-chave: currículo, professores, mudança curricular e educacional.

Resumo

Neste texto, mobilizam-se argumentos que têm apoiado propostas curriculares centralizadas versus descentralizadas e discutem-se os papéis que, nesses modos de configurar o currículo e a educação escolar, são atribuídos aos professores. De modo mais específico, focam-se os desafios que, em Portugal, se têm colocado às escolas e aos professores na construção de inovações geradoras de mudanças que melhorem a qualidade das aprendizagens e contribuam para uma maior justiça social e enunciam-se possibilidades e constrangimentos que têm de enfrentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlinda Leite
Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCE. Presidente do Conselho Directivo e Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas – CIIE da Universidade do Porto.
Preciosa Fernandes
ofessora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCE e Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas – CIIE da Universidade do Porto.
Como Citar
Leite, C., & Fernandes, P. (2010). Desafios aos Professores na Construção de Mudanças Educacionais e Curriculares:que Possibilidades e que Constrangimentos?. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8076