O lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspetivas de docentes de uma escola TEIP

Autores

  • Carlinda Leite Universidade di Porto
  • Preciosa Fernandes
  • Sofia Marques da Silva Uporto

Palavras-chave:

educação, cidadania, currículo escolar

Resumo

Educar para a cidadania, ou no exercício ativo da cidadania, tem constituído recomendações que pretendem gerar efeitos nas políticas educacionais e com algum eco no currículo escolar. É tendo por referência um conceito de educação para a cidadania, que inclui o sentido que lhe é atribuído enquanto prática da vivência ativa e responsável dessa cidadania, e aqui clarificado, que neste texto se dá a conhecer o lugar que tem tido a educação para a cidadania nas políticas educativas em Portugal e, particularmente, num projeto educativo de uma escola que elege como um dos seus eixos de ação trabalhar para proporcionar aos alunos vivências de cidadania. Recorre-se a discursos e perceções de professores sobre os resultados finais do projeto. Nesse projeto, entre outros aspetos, constata-se que as ações orientadas para uma educação para a cidadania não se limitam às fronteiras das disciplinas e do espaço escolar mas, antes, se ampliam a situações de forte relação com os contextos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlinda Leite, Universidade di Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Porto (Porto, Portugal) e Professora Catedrática na Faculdade de Pscicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto (Porto, Portugal).

Preciosa Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Porto (Porto, Portugal) e Professora Auxiliar na Faculdade de Pscicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto (Porto, Portugal).

Sofia Marques da Silva, Uporto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Porto (Porto, Portugal) e Professora Auxiliar na Faculdade de Pscicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Porto (Porto, Portugal).

Downloads

Publicado

2013-02-15

Como Citar

Leite, C., Fernandes, P., & da Silva, S. M. (2013). O lugar da educação para a cidadania no sistema educativo português: perspetivas de docentes de uma escola TEIP. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12297

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação