Percursos e tendências recentes da formação de professores em Portugal
Palavras-chave:
Professores, formação, formação contínua, exercício docenteResumo
A intenção deste texto, e como o próprio título indica, é dar conta dos caminhos que têm vindo a caracterizar a formação de professores dos diferentes níveis de ensino, em Portugal. Depois de ser clarificado o sentido em que se encara a formação, tecem-se os cenários que têm orientado a for-mação contínua de professores dos primeiros anos de escolaridade e do ensino médio. Dá-se igualmen-te conta do que se tem passado em nível dos professores do ensino superior e do que se começa a delinear.Descritores – Professores; formação; formação contínua; exercício docente.
ABSTRACT – The purpose of this paper, as revealed by the title, is to let know about the advances which characterize the formation of teachers of different education levels in Portugal. Having clarified the ways in what formation is approached, scenarios are drawn from guidance of continuous formation for teachers of the first and medium years of scholarship. This paper scans as well most of what have been gone in what concerns the teachers in upper schools and tells about the main trends in analysis for the short term future.
Key-words – Teachers; formation; continuous formation; teaching activities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.