Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30721

Palavras-chave:

Ética, Inclusão, Escola de Governo, Perspectiva Omnilética e Teoria da Argumentação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao termo “ética” durante o processo de desenvolvimento do Index para a Inclusão (BOOTH E AINSCOW, 2011) em uma Escola de Governo, instituição pública que promove a formação e o aperfeiçoamento de agentes públicos. Para tanto, foram analisados dados coletados durante a pesquisa “Desenvolvendo e adaptando o Index para a Inclusão em uma Escola de Governo no Brasil”, que teve por objetivo promover um processo de autorreflexão dentro da Escola e, a partir disso, propor ações que pudessem provocar transformações referentes ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão institucionais. Os dados foram analisados a partir da perspectiva Omnilética (SANTOS, 2013) e da Teoria da Argumentação (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005). Os resultados apontaram que os sentidos atribuídos ao termo perpassaram pelas ideias de ética como um valor “copiado”; ética e inclusão: sinônimos ou à parte? e ética e sua relação com transparência.

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Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Psicologia e Educação Especial pelo Institute of Education da Universidade de Londres – UL, Mestre em Psicologia e Educação Especial pelo Institute of Education da Universidade de Londres – UL. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE).

Carolina Barreiros de Lima, Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB), Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Assessora do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso – IERBB/MPRJ.

Renato José de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV-RJ, graduado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e licenciado em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

dos Santos, M. P., de Lima, C. B., & de Oliveira, R. J. (2020). Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo. Educação, 43(1), e30721. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30721

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