A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilis

Autores

  • Carine Bueira Loureiro IFRS
  • Maura Corcini Lopes UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21772

Palavras-chave:

Inclusão digital. Programas governamentais. Governamentalidade.

Resumo

A partir de resultados de pesquisa desenvolvida em uma perspectiva foucaultiana, bem como a partir das ferramentas teórico-metodológicas do discurso e da governamentalidade, o presente artigo problematiza discursos
que circulam em programas federais brasileiros sobre inclusão digital na educação. Especificamente, o artigo focaliza a constituição do Homo oeconomicus accessibilis, a partir de três tipos de ações mobilizadas por meio de tais
programas, quais sejam: a educação em todos os espaços, a conexão em rede e a disponibilidade para acessar e ser acessado.

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Biografia do Autor

Carine Bueira Loureiro, IFRS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo, RS, Brasil) e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, RS, Brasil).

Maura Corcini Lopes, UNISINOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil) e professora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo, RS, Brasil).

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Loureiro, C. B., & Lopes, M. C. (2016). A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilis. Educação, 38(3), 329–339. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21772

Edição

Seção

Dossiê - In/exclusão Digital e Educação