Aprendizagem e tecnologias móveis sem fio

Conexões, problematizações e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32274

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, Tecnologias móveis, Subjetividade

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir e problematizar a disseminação e o enaltecimento da aprendizagem móvel a partir dos conceitos ferramenta de prática discursiva e de subjetividade. Narrativas digitais produzidas por estudantes da Educação Básica e práticas discursivas mobilizadas pela UNESCO constituem a empiria da discussão tecida nesta problematização. As narrativas demonstraram que o uso feito por adolescentes das tecnologias digitais móveis sem fio (TMSF) como ferramenta para a aprendizagem restringe-se a utilitarismo, treinamento e reprodução. Alicerçada nos estudos foucaultianos, a analítica desenvolvida permite afirmar que a exacerbação da ideia de aprendizagem móvel cria condições de possibilidade para a produção de outros tipos de subjetividades, mais participativas e dispersas, ligadas à necessidade de conexão em rede. A este outro modo de subjetividade, denomina-se Homo œconomicus discentis accessibilis, um sujeito que, além de encarregar-se de empresariar a si mesmo, também assume a necessidade de manter-se disponível para acessar e ser acessado.

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Biografia do Autor

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil; professora do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil.

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, RS, Brasil

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Loureiro, C. B., & Lopes, M. C. (2021). Aprendizagem e tecnologias móveis sem fio: Conexões, problematizações e possibilidades . Educação, 44(1), e32274. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32274

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