Inclusão, biopolítica e educação
Palavras-chave:
Inclusão, Educação, Biopolítica, Políticas governamentais.Resumo
Este artigo problematiza as condições que contribuíram para que a inclusão educacional tenha se configurado como uma questão social e econômica relevante. Entendendo a inclusão como um conjunto de práticas (bio)políticas que visam normalizar as condições de vida, acessos e fluxos no interior da população, examinam-se as principais políticas públicas de inclusão escolar no Brasil, a partir de leis e programas criados e divulgados durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010). Argumenta-se que conhecer minimamente os deslocamentos do conceito de biopolítica é uma condição fundamental para compreender melhor as atuais práticas e políticas de inclusão, bem como os significados possíveis conferidos a essa palavra.Downloads
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Publicado
2013-06-27
Como Citar
Lopes, M. C., & Rech, T. L. (2013). Inclusão, biopolítica e educação. Educação, 36(2), 210–219. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12942
Edição
Seção
Dossiê - Biopolítica, governamentalidade e educação

