A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilis
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21772Palavras-chave:
Inclusão digital. Programas governamentais. Governamentalidade.Resumo
A partir de resultados de pesquisa desenvolvida em uma perspectiva foucaultiana, bem como a partir das ferramentas teórico-metodológicas do discurso e da governamentalidade, o presente artigo problematiza discursos
que circulam em programas federais brasileiros sobre inclusão digital na educação. Especificamente, o artigo focaliza a constituição do Homo oeconomicus accessibilis, a partir de três tipos de ações mobilizadas por meio de tais
programas, quais sejam: a educação em todos os espaços, a conexão em rede e a disponibilidade para acessar e ser acessado.
Downloads
Referências
BALL, Stephen. Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 144-155, 2013.
BARRETO, Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e o trabalho docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33,n. 121, p. 985-1002, out.-dez. 2012. ttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Governo Eletrônico. Disponível em: <http://www.governo eletronico.gov.br/>. Acesso em: 07 dez. 2012.
CORRÊA, Rômulo de Amorim. A construção social dos - programas públicos de inclusão digital. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. São Paulo: USP, 1999 (Coleção Informática para a Mudança na Educação).
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins fontes, 2008b.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecnologias da informação e comunicação na educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2009. LAGASNERIE, Geoffrey de. A última lição de Foucault. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LOPES, Maura Corcini. Norma, inclusão e governamentalidade neoliberal. In: CASTELO BRANCO, Guilherme; VEIGANETO, Alfredo (Org.). Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
LOPES, Maura Corcini; RECH, Tatiana Luíza. Inclusão, biopolítica, educação. Educação. Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 201-219, 2013.
LOPES, Maura Corcini; LOCKMANN, Kamila; HATTGE, Morgana Domênica; KLAUS, Viviane. Inclusão e Biopolítica. Cadernos IHU Ideias, v. 1, p. 3-36, 2010.
MEDEIROS, Paulo Henrique Ramos. Governo eletrônico do Brasil: aspectos institucionais e reflexos na governança. 2004. 315 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
MORAES, Antônio Luiz de; VEIGA-NETO, Alfredo. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 4., 2008, Florianópolis. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC/NUP, 2008.
NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade: ou da modernidade educativa como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – PRONINFE. Documento orientador. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1989.
PROGRAMA NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – PROINFO. Diretrizes. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1997.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA. Manual. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2010a. PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA. Cartilha Projeto UCA. Cartilhas Projeto UCA: Redes sem fio, 2010b.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – PROUCA. Resolução/FNDE/CD/nº 17 de 10 de junho de 2010c. SARAIVA, Karla; VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 187-201, Maio/Ago. 2009.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
VALENTE, José Armando. A escola como geradora e gestora de conhecimento: o papel das tecnologias de informação e comunicação. In: GUEVARA, Arnoldo José de Hoyos; ROSINI, Alessandro Marco (Org.). Tecnologias emergentes: organizações e educação. São Paulo: Cengage Learning, 008.
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: USP, 1999a. (Coleção informática para a mudança na educação)
VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do Conhecimento. São Paulo: USP, 1999b. (Coleção informática para a mudança na educação)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.