Educação em direitos humanos e formação de educadores

  • Vera Maria Ferrão Candau PUC-RJ
  • Susana Beatriz Sacavino PUC-RIO
Palavras-chave: direitos humanos, educação em direitos humanos, formação de educadores

Resumo

O discurso atual sobre Direitos Humanos está marcado pela ambivalência. Proclamados e negados constituem um referente considerado fundamental para a construção democrática. Cresce a convicção de que se eles não forem internalizados nas mentalidades individuais e coletivas não construiremos uma cultura dos Direitos Humanos na nossa sociedade. E, neste horizonte, os processos educacionais são fundamentais. O presente trabalho se situa na contexto da pesquisa “Educação em Direitos Humanos na América Latina e no Brasil: gênese histórica e realidade atual”. O nosso foco principal é nos diferentes significados da expressão educação em Direitos Humanos e nos desafios que apresenta para a formação de educadores. Defende a tese de que nesta perspectiva é imprescindível desenvolver processos que permitam articular diferentes dimensões, assim como utilizar estratégias pedagógicas participativas e de construção coletiva que favoreçam educar em Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Ferrão Candau, PUC-RJ
Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid . Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade católica de Louvain (Bélgica ) Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didáticam, educação em direitos humanos e formação de educadores/as É pesquisadora 1A do CNPq.
Susana Beatriz Sacavino, PUC-RIO
Licenciada em Ciência Política pela Universidad Catolica de Córdoba (Argentina), Mestre em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Relações Internacionais e Doutora em Educação pelo Departamento de Educação da PUC-Rio. Atualmente é diretora da Revista Latino-americana Novamerica - Nuevamerica e da organização não governamental (ONG) - Novamerica, com sede no Rio de Janeiro e membro do Grupo de Estudos sobre o Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC) do Departamento de Educação da PUC-Rio. É membro da Rede Latino-americana de Educação para a Paz e os Direitos Humanos promovida pelo Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase nas questões sobre Cidadania, Educação e Direitos Humanos. Os temas a que se tem dedicado são principalmente os seguintes: educação em direitos humanos, educação e cidadania, direitos humanos e interculturalidade, formação de educadores, oficinas pedagógicas e gestão institucional.
Publicado
2013-02-15
Como Citar
Candau, V. M. F., & Sacavino, S. B. (2013). Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12319
Seção
Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação