Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003Palavras-chave:
Identidade profissional. Formação docente. Interculturalidade.Resumo
Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq.Downloads
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Publicado
2014-03-19
Como Citar
Candau, V. M. F. (2014). Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, 37(1), 33–41. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003
Edição
Seção
Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana

