Direito à qualidade da educação e educação em direitos humanos: inter-relações e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25086

Palavras-chave:

Direitos Humanos- Direito humano à educação -Direito à educação de qualidade- Ensino fundamental

Resumo

Os direitos humanos são fruto de uma luta histórica. Sendo assim, são uma conquista social. O direito à educação também deve ser colocado em um patamar de conquista social. E o direito à educação de qualidade tem se apresentado
como um real desafio no campo da educação atualmente. Neste artigo, procura-se analisar as relações possíveis entre o direito à educação de qualidade e o tema da educação em direitos humanos, tanto na produção científica quanto na pesquisa empírica realizada através de entrevistas com professoras do ensino fundamental. A pergunta principal do artigo é se há relações entre características de educação em direitos humanos e qualidade educacional nos dados coletados.

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Biografia do Autor

Yrama Siqueira Fernandes, PUC-RIO ( Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio.Mestra em Educação pela PUC-Rio.Graduada em Direito pela UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisas  sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) da PUC-Rio.Professora de Inglês em cursos de idiomas.

Vera Maria Ferrão Candau, PUC-Rio

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educção pela Universidad Complutense de Madrid . Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica ) Atualmente é professora eméritar do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as É pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Fernandes, Y. S., & Candau, V. M. F. (2017). Direito à qualidade da educação e educação em direitos humanos: inter-relações e desafios. Educação, 40(1), 02–09. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.25086

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