Processamento de classes de palavras em adultos com e sem gagueira

um estudo sobre a testabilidade da Teoria Integrada da Fluência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44428

Palavras-chave:

Gagueira, Processamento linguístico, Classes de palavras, ERPs, Teoria.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo experimental que objetiva testar a proposição fundamental da Teoria Integrada da Fluência, que é conceber a fluência verbal como uma habilidade linguística. A partir da Linguística, Psicolinguística e Neurociência da Linguagem, investigaram-se componentes de potenciais relacionados a eventos (ERPs) eliciados por palavras de classe aberta e fechada, em adultos com e sem gagueira. A hipótese é que, por ser a fluência verbal uma habilidade linguística, seu desenvolvimento típico está diretamente relacionado aos processos de identificação e acesso a traços formais, enquanto a gagueira, por ser um transtorno da fluência, está relacionada a dificuldades na representação de traços formais no léxico mental e/ou em acessá-los durante a computação on-line. Para testá-la, realizou-se um experimento com paradigma misto. Participaram 14 adultos que gaguejam e 14 adultos fluentes, com idade média de 24,6 anos, numa tarefa de leitura silenciosa de frases, concomitante ao registro da atividade elétrica cerebral por meio da eletroencefalografia. Os resultados mostraram que as classes de palavras provocaram distintos ERPs. A análise da atividade elétrica cerebral subjacente ao processo de identificação categorial das palavras foi a principal diferença entre os grupos. Tal constatação contribuiu para a assunção da fluência verbal como uma habilidade linguística.

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Biografia do Autor

Débora Vasconcelos Correia, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), João Pessoa, PB, Brasil.

Tem graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). É doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com tese sobre a proposição da Teoria Integrada da Fluência premiada pela ANPOLL (2023). É especialista em Fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora, pesquisadora e coordenadora do Projeto Flua na UFPB.

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), Natal, RN, Brasil.

Tem graduação em Letras Português–Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É doutora em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio pós-doutoral no Kutas Lab (UCSD, 2014) e no Bilingualism, Mind and Brain Lab (UCI, 2023), nos EUA. É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisadora CNPq nível 2 e coordenadora adjunta da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Gustavo Lopez Estivalet, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), João Pessoa, PB, Brasil.

Tem graduação em Letras–Língua Francesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É doutor em Neurociências e Ciências Cognitivas na Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL), com estágio pós-doutoral no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos – LabLing (UFSC, 2018). É professor e pesquisador na Universidade Federal da Paraíba e membro do Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL) na UFPB.

José Ferrari Neto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), João Pessoa, PB, Brasil.

Tem graduação em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutor em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com estágio pós-doutoral em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. É professor e pesquisador na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membro do Laboratório de Processamento Linguístico na UFPB e pesquisador CNPq nível 2.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Vasconcelos Correia, D., Weissheimer, J., Lopez Estivalet, G., & Ferrari Neto, J. (2024). Processamento de classes de palavras em adultos com e sem gagueira: um estudo sobre a testabilidade da Teoria Integrada da Fluência. Letrônica, 16(1), e44428. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44428

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES