Uma investigação longitudinal sobre conectividade do pensamento e complexidade sintática na produção escrita de crianças bilíngues durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44413

Palavras-chave:

Bilinguismo, produção escrita, Conectividade, Complexidade Sintática, Análise de grafos

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar, de forma longitudinal, a conectividade e a complexidade sintática em narrativas escritas em português (L1) e inglês (L2) produzidas por crianças de 5ª e 6ª séries matriculadas em uma escola de currículo bilíngue. Para a avaliação da conectividade (organização do pensamento), foi utilizada a ferramenta computacional SpeechGraphs (MOTA et al., 2012, 2016, 2019); a complexidade sintática foi verificada por meio de T-Units e do Índice de Subordinação (HUNT, 1965). As crianças escreveram narrativas em ambas as línguas baseadas em sequências de figuras em agosto de 2020 e em agosto de 2021. A análise revelou textos sintaticamente mais complexos em português, em ambas as fases de coleta de dados e narrativas mais conectadas e complexas em português em 2021, em comparação com 2020. Com relação à L2, no entanto, não foi percebido crescimento significativo na conectividade ou complexidade sintática em 2021, como esperado, o que também pode ser interpretado como um efeito da pandemia no desenvolvimento da escrita em L2, uma vez que as crianças tiveram significativamente menos oportunidades de interagir em inglês nas aulas online, o que pode ter impactado no desenvolvimento de habilidades produtivas em sua L2.

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Biografia do Autor

Cristiane Ely Lemke, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Doutor em Letras, com ênfase em Psicolinguística, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Linguística Aplicada (UNISINOS). Membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO) da UFRGS.

Larissa da Silva Cury, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação da professora Ingrid Finger, sua orientadora acadêmica. É membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO) da UFRGS. Possui distinção Summa Cum Laude em Licenciatura em Letras: Licenciatura em Línguas Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O seu maior interesse de investigação diz respeito à Psicolinguística do Bilinguismo. Ela também está interessada em Estatística e linguagens de programação.

Janaína Weissheimer, Brain Institute, Federal University of Rio Grande do Norte, CNPq, Natal, RN, Brazil

Professor Associado do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFRN, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do AprendiLab (Laboratório de Aprendizagem e Leitura) do Instituto do Cérebro da UFRN. Ela possui doutorado em Inglês pela UFSC (2007), foi pesquisadora visitante no Laboratório de Eletrofisiologia Cognitiva Kutas da Universidade da Califórnia em San Diego UCSD (2014-2015) e atualmente é pesquisadora visitante no Laboratório de Bilinguismo Mente e Cérebro do Universidade da Califórnia em Irvine (2023), com bolsa CAPES/PRINT.

Natália Bezerra Mota, Institute of Psychiatry – IPUB/Propsam – Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Research department at Motrix Lab, Motrix, Rio de Janeiro, Rj, Brazil

Psiquiatra computacional e atual professor do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Possui experiência em múltiplos aspectos da pesquisa e prática em neurociência computacional e psiquiatria com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestre em Neurociências e Bacharel em Medicina (residência e prática clínica em Psiquiatria) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Ingrid Finger, Federal University of Rio Grande do Sul, PPG Letras, LABICO, IENH, Porto Alegre, RS, Brazil.

Ingrid Finger é professora associada do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFRGS, onde coordena o Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO). Doutor em Linguística (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Visiting Scholar no Brain and Language Lab, Georgetown University em 2010 –2011, trabalhando com o Prof. Michael T. Ullman no Departamento de Neurociências, e na City University of New York (CUNY) em 1998, trabalhando com a Prof. Gita Martohardjono. Pesquisador visitante no Bilingualism Mind and Brain Lab da Universidade da Califórnia em Irvine (2022). É pesquisadora do CNPq e integra a Rede Nacional Ciência para a Educação no Brasil.

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Ely Lemke, C., da Silva Cury, L., Weissheimer, J., Bezerra Mota, N., & Finger, I. (2023). Uma investigação longitudinal sobre conectividade do pensamento e complexidade sintática na produção escrita de crianças bilíngues durante a pandemia de COVID-19. Letrônica, 16(1), e44413. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44413

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES

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