Uma investigação longitudinal sobre conectividade do pensamento e complexidade sintática na produção escrita de crianças bilíngues durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44413Palavras-chave:
Bilinguismo, produção escrita, Conectividade, Complexidade Sintática, Análise de grafosResumo
O presente estudo teve como objetivo investigar, de forma longitudinal, a conectividade e a complexidade sintática em narrativas escritas em português (L1) e inglês (L2) produzidas por crianças de 5ª e 6ª séries matriculadas em uma escola de currículo bilíngue. Para a avaliação da conectividade (organização do pensamento), foi utilizada a ferramenta computacional SpeechGraphs (MOTA et al., 2012, 2016, 2019); a complexidade sintática foi verificada por meio de T-Units e do Índice de Subordinação (HUNT, 1965). As crianças escreveram narrativas em ambas as línguas baseadas em sequências de figuras em agosto de 2020 e em agosto de 2021. A análise revelou textos sintaticamente mais complexos em português, em ambas as fases de coleta de dados e narrativas mais conectadas e complexas em português em 2021, em comparação com 2020. Com relação à L2, no entanto, não foi percebido crescimento significativo na conectividade ou complexidade sintática em 2021, como esperado, o que também pode ser interpretado como um efeito da pandemia no desenvolvimento da escrita em L2, uma vez que as crianças tiveram significativamente menos oportunidades de interagir em inglês nas aulas online, o que pode ter impactado no desenvolvimento de habilidades produtivas em sua L2.
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