v. 10 n. 2 (2017): Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2) & A hipermodernidade literária em tempos coléricos

Organizadores

Linguística: Lilian Cristine Hübner (PUCRS), Carmem Luci da Costa Silva (UFRGS). Fernanda Schneider (IFRS – Campus Ibirubá)

Literatura: Ricardo Barberena (PUCRS), Natasha Centenaro (PUCRS)

Publicado: 2017-12-31

Apresentação

  • Aquisição e processamento (a)típico da linguagem (L1 e L2)

    Lilian Cristine Hübner, Carmem Luci da Costa Silva, Fernanda Schneider
    506-512
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.29262
  • Hipermercado, hiperterrorismo, hipertexto

    Ricardo Barberena, Natasha Centenaro
    822-825
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.29254

Linguística

  • Atenção conjunta virtual e a construção da ação colaborativa

    José Moacir Soares da Costa Filho, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
    513-525
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26396
  • A multimodalidade como via de análise: contribuições para pesquisas em aquisição de linguagem

    Andressa Toscano Moura de Caldas Barros de Almeida, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
    526-537
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26403
  • O papel do conhecimento de eventos no processamento de sentenças isoladas

    Mahayana Cristina Godoy, Cláudia Brandão Vieira, Guilherme Luiz Andrade, Neemias de Souza Filho, Marcus Alexandre Nunes
    538-554
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26408
  • A emergência das primeiras palavras: aspectos da produção sonora inicial da criança

    Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
    555-566
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26417
  • Processos cognitivos de domínio geral: evidências em instanciações da construção transitiva

    Nedja Lima de Lucena
    567-581
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26371
  • Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização

    Veridiana P. Borges, Gabriela Tornquist Mazzaferro, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
    582-594
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26422
  • A influência da reflexividade verbal no processamento anáfora se

    Judithe Genuíno Henrique, Rosana Costa de Oliveira, Flávia Gonçalves Calaça de Souza
    595-609
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26425
  • A relação entre memória de trabalho e competência leitora em crianças do 3º ano fundamental

    Renata Callipo Fujii, Janaina Weissheimer
    610-623
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26437
  • Aquisição de encontros consonantais: uma análise de dados naturais e experimentais

    Thais Telles Barbieri, Giovana Ferreira-Gonçalves
    624-633
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26452
  • O enigma da aquisição da linguagem de Kaspar Hauser à luz do gerativismo

    Margarete G. M. de Carvalho, Carmem Elisabete de Oliveira
    634-643
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26359
  • Caracterização acústica da aquisição e/ou desenvolvimento do contraste de vozeamento nos plosivos na fala típica e atípica

    Juliana Cemin, Izabel Christine Seara
    644-658
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26418
  • A compreensão oral e leitora dos níveis micro e macroestruturais de narrativas por indivíduos com lesão de hemisfério esquerdo e controles: um estudo piloto

    Sabrine Amaral Martins, Lisandra Rutkoski Rodrigues, Fernanda Loureiro
    659-671
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26409
  • Acesso lexical na afasia

    Fernanda Duarte Senna, Christina Abreu Gomes
    672-688
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26421
  • Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional

    Ana Paula Scholl, Ingrid Finger, Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes
    689-699
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26180
  • First Language Attrition: The Effects of English (L2) on Brazilian Portuguese VOT Patterns in an L1-Dominant Environment

    Laura Castilhos Schereschewsky, Ubiratã Kickhöfel Alves, Felipe Flores Kupske
    700-716
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26365
  • Processing of literal phrasal verbs by non-native and native speakers of English: an eye movement study

    Danielle dos Santos Wisintainer, Mailce Borges Mota
    717-729
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26451
  • A leitura de palavras no bilinguismo sob o viés do modelo de dupla-rota: uma revisão sistemática

    Ellen Cristina Gerner Siqueira, Lilian Cristine Hübner, Maximiliano Agustin Wilson
    730-742
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26427
  • Tradução de teste de capacidade de memória de trabalho do inglês para o português brasileiro

    Pietra Cassol Rigatti, Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Kelvin Pereira Magagnin, Ingrid Finger
    743-757
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26434
  • Intralingual subtitles, interlingual subtitles, and video comprehension: insights from an exploratory study

    Rafael Matielo, Roberta Pires de Oliveira, Luciane Baretta
    758-774
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26370
  • The use of the game Magic: The Gathering in the teaching of L2 reading

    Raimundo Nonato de Sousa Filho, Lêda Maria Braga Tomitch
    775-788
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26398
  • Ensino do verbo gustar em espanhol para brasileiros: intervenção pedagógica baseada na instrução de processamento

    Elena Ortiz Preuss
    789-804
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26410
  • Consciência fonológica e língua estrangeira: um estudo acerca da aprendizagem de espanhol por falantes brasileiros

    Fabiana Soares da Silva, Susiele Machry da Silva
    805-821
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26423

Literatura

  • Aspectos hipermodernos no conto “O importado vermelho de Noé”, de André Sant’anna

    Paulo Ricardo Moura da Silva
    826-836
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26338
  • As memórias, o romance e o processo de leitura

    José Reinaldo Nonnenmacher Hilário, Ana Cláudia de Souza
    837-849
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26404
  • “Of course i’m happy”: an analysis of Animal farm (Orwell, 1945) and Fahrenheit 451 (Bradbury, 1953) dystopian modernity

    Davi Silva Gonçalves
    850-865
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26605
  • Os autores modernos e contemporâneos: uma revisão histórica sobre o conceito de autoria no ocidente

    Helena Carvalhais Menezes
    866-878
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26393
  • Criaturas de papel: a construção de duas personagens de Arthur Schnitzler

    Ana Maria Wertheimer
    879-890
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26100
  • A casa do sol e o imaginário do tempo: ocupação criativa do legado de Hilda Hilst

    Alessandra Paula Rech
    891-902
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26435
  • O vazio da cidade e os afetos dos lugares em Poema sujo de Ferreira Gullar

    Silvana Maria Pantoja dos Santos
    903-913
    DOI: https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26411