Avaliação e ensino da compreensão leitora: contribuições do campo da Psicolinguística à Educação

Autores

  • Clarice Lehnen Wolff PPGL/PUCRS fonoaudióloga do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS
  • Marília Marques Lopes PPGL/PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16717

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Avaliação, Ensino.

Resumo

Este artigo trata da compreensão da leitura e de sua avaliação. São abordados, a partir de revisão teórica no campo da Psicolinguística, os processos básicos de leitura na relação leitor-texto, com destaque aos processamentos ascendente e descendente e sua interação, na busca pela construção de sentido. Estes se desdobram, a partir da alfabetização, em direção a leituras que exigem inferências mais elaboradas, desenvolvidas de forma explícita e implícita. São enfocados aspectos metalinguísticos que devem ser conhecidos pelo professor na elaboração de atividades que orientem seus alunos a um desenvolvimento mais aprofundado dos seus processos de compreensão leitora. Os diferentes níveis linguísticos do texto e as diferentes estratégias cognitivas acionadas pelo aluno, de acordo com a atividade proposta, precisam ser levados em conta nos processos de ensino e avaliação.

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Publicado

2014-07-09

Como Citar

Wolff, C. L., & Lopes, M. M. (2014). Avaliação e ensino da compreensão leitora: contribuições do campo da Psicolinguística à Educação. Letrônica, 7(1), 179–197. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16717