Avaliação e ensino da compreensão leitora: contribuições do campo da Psicolinguística à Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16717Palabras clave:
Leitura, Compreensão, Avaliação, Ensino.Resumen
Este artigo trata da compreensão da leitura e de sua avaliação. São abordados, a partir de revisão teórica no campo da Psicolinguística, os processos básicos de leitura na relação leitor-texto, com destaque aos processamentos ascendente e descendente e sua interação, na busca pela construção de sentido. Estes se desdobram, a partir da alfabetização, em direção a leituras que exigem inferências mais elaboradas, desenvolvidas de forma explícita e implícita. São enfocados aspectos metalinguísticos que devem ser conhecidos pelo professor na elaboração de atividades que orientem seus alunos a um desenvolvimento mais aprofundado dos seus processos de compreensão leitora. Os diferentes níveis linguísticos do texto e as diferentes estratégias cognitivas acionadas pelo aluno, de acordo com a atividade proposta, precisam ser levados em conta nos processos de ensino e avaliação.
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