De que modo as rimas em poemas infantis podem estimular crianças em fase de alfabetização em sua consciência fonológica e linguística?

Resultados de uma investigação qualitativa com um grupo de primeiro ano do EF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38748

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Consciência Linguística, Rimas, Alfabetização, Pesquisa qualitativa

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar o efeito da rima contida em poemas infantis como desencadeadora de análise nos diferentes níveis de consciência linguística - fonológico, morfológico, sintático, semântico, textual e pragmático -, promovendo a ampliação de importantes noções acerca da linguagem para a aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização. Os dados foram obtidos através de transcrições de oficinas de poesias realizadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental que foram analisadas qualitativamente. Os momentos de reflexão sobre o objeto do estudo foram identificados e categorizados em uma tabela. A partir da escolha dos comportamentos mais frequentes, foi possível reconhecer e elaborar um perfil das habilidades que necessitam de maior estímulo durante o período de alfabetização.

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Biografia do Autor

Clarice Lehnen Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Letras pela PUCRS, em Cognição e Linguagem. Mestrado em Letras pela PUCRS, em Psicolinguística. Fonoaudióloga do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. Coordenadora adjunta dos programas de extensão: Aletra-RS, Formação Clínica em Fonoaudiologia: aspectos interdisciplinares, Saúde Auditiva na Escola. Pesquisadora do grupo de pesquisa ALETRA - UFRGS.

Tâmis Gorbing Bastarrica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Especializanda em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional pela Cefac; e em Transtorno do Espectro Autista para Fonoaudiologia pela CBI of Miami. Colaboradora dos projetos de extensão Aletra-rs e Formação Clínica em Fonoaudiologia: aspectos interdisciplinares (UFRGS). Especialização em Estimulação Precoce pela Unicampo. Graduada em Fonoaudiologia pela UFRGS. Experiência clínica em alterações da linguagem, dificuldades de leitura e escrita, processamento auditivo, reabilitação auditiva e motricidade orofacial.

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Publicado

2021-06-18

Como Citar

Wolff, C. L., & Bastarrica, T. G. (2021). De que modo as rimas em poemas infantis podem estimular crianças em fase de alfabetização em sua consciência fonológica e linguística? Resultados de uma investigação qualitativa com um grupo de primeiro ano do EF. Letrônica, 14(2), e38748. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38748