De que modo as rimas em poemas infantis podem estimular crianças em fase de alfabetização em sua consciência fonológica e linguística?
Resultados de uma investigação qualitativa com um grupo de primeiro ano do EF
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38748Palavras-chave:
Consciência fonológica, Consciência Linguística, Rimas, Alfabetização, Pesquisa qualitativaResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar o efeito da rima contida em poemas infantis como desencadeadora de análise nos diferentes níveis de consciência linguística - fonológico, morfológico, sintático, semântico, textual e pragmático -, promovendo a ampliação de importantes noções acerca da linguagem para a aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização. Os dados foram obtidos através de transcrições de oficinas de poesias realizadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental que foram analisadas qualitativamente. Os momentos de reflexão sobre o objeto do estudo foram identificados e categorizados em uma tabela. A partir da escolha dos comportamentos mais frequentes, foi possível reconhecer e elaborar um perfil das habilidades que necessitam de maior estímulo durante o período de alfabetização.
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