Digitalidade e narrativa audiovisual: uma relação complexa

Autores

  • Carlos Gerbase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3104

Palavras-chave:

Linguagem, Audiovisual, Imagem

Resumo

Este artigo pretende estabelecer uma certa hierarquia das transformações no campo audiovisual, distinguindo o que altera de modo significativo a concepção e a fruição das obras e fazendo o observador alterar seu próprio posto de observação (o que não passa muitas vezes de simples ilusão estimulada pelo mercado). O foco do artigo está no cam po audiovisual narrativo, isto é, sobre como contar estórias com imagens e sons sincronizados frente ao impacto das novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Gerbase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

PARENTE, André. Os paradoxos da imagem-máquina. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual. André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 27-28, 1993.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual, André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 41-43, 1993.

MACHADO, Arlindo. Anamorfoses cronotópicas ou a quarta dimensão da imagem. In: Imagem-Máquina: a era das tecnologias do virtual, André Parente (org.). Rio de Janeiro, Editora 34, p. 76, 1993.

DAMASCENOFERREIRA,Aníbal. Entrevista concedida em Porto Alegre, agosto de 2000.

ASSIS BRASIL, Gilberto. Polígrafo da disciplina de Fundamentos de Cinema. Porto Alegre, 2000.

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Gerbase, C. (2008). Digitalidade e narrativa audiovisual: uma relação complexa. Revista FAMECOS, 8(14), 90–101. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3104

Edição

Seção

Novas Tecnologias