Conteúdos negligenciados no ensino de Ciências

Influências do planejamento, da execução e da avaliação das atividades em aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39410

Palavras-chave:

Conteúdos negligenciados, Educação Básica, Ensino de Ciências, Análise Textual Discursiva, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo foi verificar como a prática docente, frente ao planejamento, à execução e à avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula, promove ou suprime a negligência de conteúdos do componente curricular de Ciências da Natureza. Realizou-se uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso. O locus foi escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, a partir de uma questão confrontativa baseada na realidade, e a observação direta de aulas. Participaram da entrevista dez professores de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental dos anos finais. O método de análise de dados foi a Análise Textual Discursiva. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “planejamento, execução e avaliação das atividades em aula”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados àquestão norteadora e ao objetivo da investigação. Por fim, observou-se que a falta de planejamento, a execução das aulas de forma transmissiva e a avaliação baseada na memorização de conceitos, não atendendo às necessidades dos estudantes quanto a sua formação como cidadãos, são fatores relacionados à prática de negligenciar conteúdos no Ensino de Ciências. 

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Biografia do Autor

Marcelo Prado Amaral-Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil.

Luiz Alberto Lorenzi Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutorando em Educação em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor de Ciências na Prefeitura Municipal de Gravataí e Alvorada, RS, Brasil.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora adjunta da PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências) na PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil. 

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Amaral-Rosa, M. P., Filho, L. A. L., & Lima, V. M. do R. (2022). Conteúdos negligenciados no ensino de Ciências: Influências do planejamento, da execução e da avaliação das atividades em aula. Educação Por Escrito, 13(1), e39410. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39410

Edição

Seção

Artigos