Os conteúdos atitudinais e o educar pela pesquisa na educação de jovens e adultos

Autores

  • Thelma Duarte Brandolt Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24802

Palavras-chave:

educar pela pesquisa, conteúdos atitudinais, educação de jovens e adultos.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o intuito de investigar as contribuições do Educar pela Pesquisa parao desenvolvimento de conteúdos atitudinais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, 26 estudantes dessa modalidade participaram de uma sequência didática preparada sob os fundamentos dessa prática pedagógica, os quais envolvem o questionamento, a construção de argumentos e a comunicação. As informações coletadas revelaram que a estratégia de ensino favoreceu o desenvolvimento da autoestima e autonomia dos estudantes e beneficiou o relacionamento interpessoal em sala de aula, promovendo um clima de cooperação e contribuindo, assim, para uma mudança de atitude em relação à participação dos estudantes como sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Brandolt Borges, T. D., & Lima, V. M. do R. (2016). Os conteúdos atitudinais e o educar pela pesquisa na educação de jovens e adultos. Educação Por Escrito, 7(2), 208–218. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.2.24802

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