Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes para Autores", encontradas na seção "Submissões".

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores devem, obrigatoriamente, a verificar a conformidade da submissão em relação à adesão ao foco e escopo da revista e às políticas de sessão, além de atender a todos os itens listados nas Diretrizes para Autores. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Antes de submeter o manuscrito, os autores deverão garantir que atendem aos seguintes critérios:

Condições para Submissão

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os textos devem ser enviados em formato digital, preferencialmente em MS-Word (.doc e .docx).
  • Todas as URLs para as referências são informadas e levam à obra referida.
  • É desejável e recomendável em publicações científicas que as referências bibliográficas estejam atualizadas de acordo com os avanços produzidos em cada área temática e objeto de pesquisa. Concitamos os autores a manterem atualizada a revisão bibliográfica de seu campo de estudos e lembramos que este é um critério importante quanto à atualidade da contribuição publicada, inclusive no que diz respeito à apreciação de avaliadores e especialistas que tratam do mesmo campo de estudos e pesquisas. Indexadores de publicações científicas e catálogos semelhantes costumam recomendar a priorização de referências bibliográficas e citações com menos de cinco anos de publicação nas avaliações de periódicos.
  • Com exceção da Folha de Identificação, todos os arquivos submetidos estão devidamente desidentificados, sendo removidas das propriedades do documento quaisquer informações referentes à autoria.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Ao submeter um texto, o autor concomitantemente declara aceitar todos os termos e condições da revista e cede seus direitos autorais à Educação por Escrito, tomando inclusive ciência de que ele circulará livre e gratuitamente, em versão digital. A revista não se responsabiliza por opiniões, informações e/ou conceitos apresentados nos textos que publica; estes são de total responsabilidade de seus autores. Os editores se reservam o direito de fazer alterações de forma, a fim de garantir a correção gramatical, a clareza e o respeito aos padrões da publicação, respeitado o conteúdo do texto.
  • Por exigência da CAPES, todos/as os/as autores/as devem, obrigatoriamente, informar seu ORCID ID (Open Researcher and Contributor ID) no ato de submissão. É fundamental que, após realizar sua inscrição no ORCID, todos os autores acessem seus cadastros no portal da revista com seus dados de login e senha, e insiram as informações nos campos específicos.

Diretrizes para Autores

A revista eletrônica Educação Por Escrito recebe contribuições científicas inéditas e originais, preferencialmente com base em trabalhos de pesquisa, na forma de artigos, artigos especiais (de autores convidados para composição de volumes extraordinários e/ou dossiês temáticos) resenhas, traduções e entrevistas. As colaborações devem atender aos critérios próprios a uma publicação acadêmica, de conteúdo não normativo, e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio.

1. Definições

Segundo as políticas de sessão da revista, para fins de publicação são considerados:

  • Artigo: contribuição no formato de texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original e relevante. Pode ser assinado por mais de um autor.
  • Artigo especial:contribuição no formato de texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original e relevante, dentro de um conjunto temático destacado, objeto de um volume especial ou dossiê. Pode ser assinado por mais de um autor.
    • Volume Extraordinário:A revista publica, de forma eventual, volumes extraordinários temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito tanto por iniciativa do editor quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas, pelo tipo de conteúdo associado a um evento ou outra situação não rotineira que interfira na agenda da publicação. O recebimento de contribuições para composição de volume extraordinário é especificado a cada ocorrência. O volume extraordinário poderá contar com a colaboração de editor especial relacionado à temática, e seus textos serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista - exceto em casos de autores especificamente convidados. Estes últimos serão avaliados conjuntamente pelo editor, pela Comissão Editorial e pelo editor especial, quando houver.
    • Dossiê: a revista publica, de forma eventual, dossiês temáticos, de numeração independente da numeração regular da revista. Isso é feito tanto por iniciativa do editor quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas. As propostas de dossiês são recebidas em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e avaliadas pelo editor e pela Comissão Editorial. Um dossiê é um conjunto de artigos sobre um mesmo tema apresentados juntos para avaliação e publicação na mesma edição. Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o organizador, mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pelo editor – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.
  • Resenha: contribuição no formato de texto crítico, analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) da área temática concernente à revista, publicadas há não mais de um ano (se brasileira) ou dois anos (se estrangeira) da data de submissão. Deve ser assinada por apenas um autor.
  • Tradução: contribuição na forma de versão em português de texto de outro autor ou do próprio contribuinte, produzido originalmente em idioma diferente do português. Podem ser traduzidos artigos e capítulos de livros, desde que devidamente autorizados por seus autores e/ou detentores de direitos. As traduções podem ser assinadas por mais de um autor.
  • Entrevista: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas, com respondente reconhecido por seu trabalho nas áreas temáticas de foco e escopo da revista. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor, que necessariamente deve ter a autorização expressa do entrevistado para a publicação.

2. Idioma

A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês.

  • Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês.
  • Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês.
  • Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.

3. Arquivos a serem submetidos

Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos:

  • Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas atualzizadas da ABNT - Regras Gerais. Deve conter os elementos necessários conforme a sessão a que se vincula:
    • Artigo e artigo especial: título e título em idiomas estrangeiros; resumo e resumos em idiomas estrangeiros; palavras-chave e palavras-chave em idiomas estrangeiros; conteúdo do artigo; referências.
    • Resenha: referência completa da obra resenhada, conteúdo da resenha, referências.
    • Tradução: título original e traduzido; referência ao autor da obra traduzida; conteúdo da tradução; referências da obra traduzida; eventuais referências da tradução.
    • Entrevista: título e título em idiomas estrangeiros; breve apresentação do entrevistado; conteúdo da entrevista; referências da entrevista.
  • Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as seguintes informações sobre cada autor:
    • nome completo com a grafia correta;
    • ORCID (ver: orcid.org);
    • afiliação: instituição, cidade, estado e país;
    • e-mail; endereço postal físico completo, preferencialmente institucional;
    • fonte de financiamento da pesquisa (se houver);
    • formação: grau, área e instituição;
  • Documentos suplementares (opcional): em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido. Imagens devem ser apresentadas preferentemente no formato JPEG (com 300 dpi de resolução).

4. Autoria

A revista admite a submissão de textos de até três autores de artigos, artigos especiais e entrevistas, devendo ao menos um deles ter o título de doutor. A submissão de resenhas e traduções é admitida para um único autor, com título de doutor.

5. Padrões gerais de formatação

Com relação à forma, as submissões devem atender à seguinte padronização:

  • Formato da folha: tamanho A4; orientação em retrato, com margens superior e à esquerda de 3 cm, e inferior e à direita de 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12 pontos para título do artigo, resumos, palavras-chave, títulos e subtítulos de segmentos, corpo do texto e referências; tamanho 10 pontos para citações diretas longas, títulos de gráficos, figuras ou tabelas, fontes de gráficos, figuras ou tabelas, notas de rodapé, conteúdo de gráficos, figuras ou tabelas;
  • Alinhamento: centralizado para títulos do artigo e títulos de gráficos, figuras ou tabelas; justificado para resumos, palavras-chave, títulos e subtítulos de segmentos, corpo do texto e notas de rodapé; à esquerda para referências;
  • Espacejamento: simples para títulos do artigo e títulos de gráficos, figuras ou tabelas, resumos, palavras-chave, notas de rodapé, citações longas e referências;
  • Recuos: especial de primeira linha com 1,25 cm para inícios de parágrafos no corpo de texto, exceto em citações longas;
  • Espaço depois: de 12 pontos, apenas para as referências;

6. Extensão:

  • Artigos e Artigos especiais: no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar;
  • Resenhas: no mínimo 5 e no máximo 10 páginas, inclusive os que estiverem em documento suplementar;
  • Entrevistas e traduções: no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.

Artigos

Contribuição no formato de texto original que relata pesquisa nova ou introduz discussão teórica original e relevante, seguindo as normas editoriais e as políticas de foco e escopo da revista. O texto deve ser inédito e não estar em processo de avaliação para publicação em nenhum outro periódico.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre cada autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • São aceitos textos com até três autores, sendo que ao menos um deles deve possuir título de Doutor.
  • A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês. (a) Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês; (b) Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês; (c) Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.
  • Extensão: no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • A revista recebe submissões em fluxo contínuo.
  • Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão devolvidos aos autores. Uma vez constatada a admissibilidade da submissão, inicia-se o processo de avaliação duplo-cego. São solicitados dois pareceres de avaliadores independentes, voluntários e especializados na temática do texto submetido, os quais servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última.
  • Deve conter os seguintes elementos: título e título em idiomas estrangeiros; resumo e resumos em idiomas estrangeiros; palavras-chave e palavras-chave em idiomas estrangeiros; conteúdo do artigo; referências.

Resenhas

Contribuição no formato de texto crítico, analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) da área temática concernente à revista, publicada há não mais de um ano (se brasileira) ou dois anos (se estrangeira) da data de submissão.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre o autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • A submissão de resenhas é admitida para um único autor, com título de doutor.
  • A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês. (a) Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de versão em inglês; (b) Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados versão em português e em inglês; (c) Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de versão em português.
  • Extensão: no mínimo 5 e no máximo 10 páginas, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • A revista recebe submissões em fluxo contínuo.
  • Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão devolvidos aos autores. Uma vez constatada a admissibilidade da submissão, inicia-se o processo de avaliação duplo-cego. São solicitados dois pareceres de avaliadores independentes, voluntários e especializados na temática do texto submetido, os quais servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última.
  • Deve conter os seguintes elementos: referência completa da obra resenhada, conteúdo da resenha, referências.

Sessão Livre

teste

Dossiê: Ensino de História e usos do passado

Contribuição no formato de um conjunto de artigos inéditos que relatam pesquisas novas ou introduzem discussão teórica original e relevante, dentro de um conjunto temático destacado. É publicado de forma eventual, tanto por iniciativa do(s) editor(es) quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre cada autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • São aceitos textos com até três autores, sendo que ao menos um deles deve possuir título de Doutor.
  • A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês. (a) Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês; (b) Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês; (c) Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.
  • Extensão: no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • As propostas de dossiês são recebidas em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e avaliadas pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial.
  • Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es), mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pel(os) edito(res) – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.
  • Os artigos submetidos aos Dossiês devem conter os seguintes elementos: título e título em idiomas estrangeiros; resumo e resumos em idiomas estrangeiros; palavras-chave e palavras-chave em idiomas estrangeiros; conteúdo do artigo; referências.

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios

Contribuição no formato de um conjunto de artigos inéditos que relatam pesquisas novas ou introduzem discussão teórica original e relevante, dentro de um conjunto temático destacado. É publicado de forma eventual, tanto por iniciativa do(s) editor(es) quando considerar conveniente, via chamadas públicas, quanto por recebimento de propostas.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre cada autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • São aceitos textos com até três autores, sendo que ao menos um deles deve possuir título de Doutor.
  • A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês. (a) Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês; (b) Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês; (c) Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.
  • Extensão: no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • As propostas de dossiês são recebidas em fluxo contínuo, por e-mail enviado à revista, e avaliadas pelo(s) editor(es) e pela Comissão Editorial.
  • Uma vez aprovado o dossiê proposto, a responsabilidade de chamada de artigos recai sobre o(s) organizador(es), mas todos os textos - salvo os de apresentação do dossiê, analisados pel(os) edito(res) – serão submetidos aos critérios e as normas de publicação, assim como a todos os procedimentos de avaliação aplicados a quaisquer artigos enviados à revista.
  • Os artigos submetidos aos Dossiês devem conter os seguintes elementos: título e título em idiomas estrangeiros; resumo e resumos em idiomas estrangeiros; palavras-chave e palavras-chave em idiomas estrangeiros; conteúdo do artigo; referências.

Entrevista

Contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas, com respondente(s) reconhecidos por seu trabalho nas áreas temáticas de foco e escopo da revista. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor, que necessariamente deve(m) ter a autorização expressa do entrevistado para a publicação.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre cada autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • São aceitos textos com até três autores, sendo que ao menos um deles deve possuir título de Doutor.
  • A revista publica textos em português, espanhol, inglês ou francês. (a) Os textos originalmente submetidos em português serão acompanhados de resumo e palavras-chave em português e em inglês; (b) Os textos originalmente submetidos em espanhol ou francês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original, em português e em inglês; (c) Os textos originalmente submetidos em inglês serão acompanhados de resumo e palavras-chave no idioma original e em português.
  • Extensão: no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, já considerados todos os elementos, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • A revista recebe submissões em fluxo contínuo.
  • Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão devolvidos aos autores.
  • Deve conter os seguintes elementos: título e título em idiomas estrangeiros; breve apresentação e minicurrículo do entrevistado; conteúdo da entrevista; referências da entrevista.

Tradução

Contribuição na forma de versão em português de texto de outro autor ou do próprio contribuinte, produzido originalmente em idioma diferente do português. Podem ser traduzidos artigos e capítulos de livros, desde que devidamente autorizados por seus autores e/ou detentores de direitos.

Características da Seção:

  • Cada submissão importa no envio, pela plataforma da revista, dos seguintes arquivos: (a) Texto: arquivo do tipo .doc ou .docx, ou em formato aberto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, padronizado conforme as normas indicadas em "Diretrizes para Autores"; (b) Folha de identificação: em arquivo separado do texto, contendo as informações sobre o autor, conforme indicado em "Diretrizes para Autores"; (c) Documentos suplementares: em arquivo separado do texto, totalmente desidentificado, sem qualquer menção à autoria, podendo conter gráficos, figuras e tabelas, instrumentos de pesquisa referidos no texto, ou demais documentos essenciais para a compreensão do trabalho submetido.
  • A submissão de traduções é admitida para um único autor, com título de doutor.
  • A revista publica traduções para o português.
  • Extensão: no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, inclusive os que estiverem em documento suplementar.
  • A revista recebe submissões em fluxo contínuo.
  • Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão devolvidos aos autores.
  • Deve conter os seguintes elementos: título original e traduzido; referência ao autor da obra traduzida; conteúdo da tradução; referências da obra traduzida; eventuais referências da tradução.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.