Sobre a Revista

Fundada em 2010, a revista eletrônica Educação por Escrito tem como objetivo a divulgação de investigações de Programas de Pós-Graduação em Educação. Nessa perspectiva, a revista assume uma vertente editorial que se propõe a publicar, divulgar e fomentar a produção de conhecimentos, criando e incentivando publicações periódicas próprias e também produto de parcerias com outros centros de investigação e instituições nacionais e estrangeiros. Com isso, espera-se dar continuidade ao tenaz esforço de formar investigadores nas diversas comunidades que conformam nossa sociedade, gerando espaços para a socialização das pesquisas.

Publicar, divulgar e fomentar a produção de conhecimentos, criando e incentivando publicações periódicas em Ciências Humanas/Educação próprias e em parceria com outros centros de investigação e instituições, nacionais e estrangeiros.

Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo estabelecido serão arquivados.

Uma vez constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a adequação à linha temática da revista. O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Semestral

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Ensino
  • Qualis: B1
  • Período: 2013-2016