Internacionalização da educação superior

Um estado de conhecimento sobre o programa Ciência sem Fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36989

Palavras-chave:

internacionalização da Educação, mobilidade acadêmica, Programa Ciência sem Fronteiras

Resumo

O presente artigo apresenta um breve panorama sobre a internacionalização da educação superior no Brasil, especificamente quanto à mobilidade acadêmica proporcionada pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Para tal, traz, inicialmente, uma revisão de literatura sobre o processo histórico, os principais conceitos e debates que envolvem a temática em questão. O estudo apresenta, ainda, uma pesquisa de estado de conhecimento de modo a identificar perspectivas e enfoques de teses e dissertações publicadas nos programas de pós-graduação do país sobre o CsF. Nessas publicações, o foco foi identificar dificuldades e potencialidades em experiências de mobilidade acadêmica internacional via CsF. Nesse aspecto, foi possível constatar que as principais dificuldades encontradas pelos estudantes brasileiros durante a mobilidade estiveram direcionadas para a proficiência linguística, dificuldades de adaptação, o retorno ao Brasil, preconceito/discriminação, conteúdo curricular, convalidação das disciplinas cursadas na instituição receptora, atrasos nas bolsas, falta de comunicação com as instituições gestoras do programa, e falta de aulas expositivas. Já as potencialidades resumiram-se ao desenvolvimento pessoal, à ampliação de uma visão crítica, ao aperfeiçoamento linguístico, ao enriquecimento do currículo, às redes de contato/network, e às trocas de experiências e conhecimentos. Ao mesmo tempo, esses estudos apontam que, em meados de 2016/2017, houve significativos retrocessos nos investimentos dessa política de internacionalização da educação superior, os quais estão associados ao enxugamento de contas e a não continuidade dos investimentos em educação.

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Biografia do Autor

Paula Salete Zago, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, RS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PROBIC/PROBITI FAPERGS. 

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; licenciada em Letras pela Faculdades Porto-Alegrenses (FAPA), em Porto Alegre, RS, Brasil. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS, Brasil, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e no Curso de Licenciatura em Pedagogia. 

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Zago, P. S., & Bittencourt, Z. A. (2022). Internacionalização da educação superior: Um estado de conhecimento sobre o programa Ciência sem Fronteiras. Educação Por Escrito, 13(1), e36989. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36989

Edição

Seção

Artigos