Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior

  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alam Casartelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Priscila Trarbach Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Engajamento acadêmico. Educação Superior. Permanência na Educação Superior.

Resumo

O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. A análise parte do grupo de estudo “Engagement estudantil, calidad de los aprendizajes y abandono en la universidad”, do qual fazem parte
11 grupos de pesquisa, desenvolvidos em Redes de Cooperação em seis países distintos. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem. Identifica-se a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional) que, por se referirem a diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são analisados de maneira isolada pelas diferentes áreas do conhecimento. Reflete-se sobre as instituições de ensino superior, que têm buscado estratégias para favorecer
não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes nos cursos universitários de maneira a reduzir a apatia estudantil em face do mundo acadêmico e minimizar os altos índices de evasão.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Escola de Humanidades

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Publicado
2018-09-17
Como Citar
Côrte Vitória, M. I., Casartelli, A., Rigo, R. M., & Costa, P. T. (2018). Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, 41(2), 262-269. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960