Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior

Autores

  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Alam Casartelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Priscila Trarbach Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960

Palavras-chave:

Engajamento acadêmico. Educação Superior. Permanência na Educação Superior.

Resumo

O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. A análise parte do grupo de estudo “Engagement estudantil, calidad de los aprendizajes y abandono en la universidad”, do qual fazem parte
11 grupos de pesquisa, desenvolvidos em Redes de Cooperação em seis países distintos. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem. Identifica-se a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional) que, por se referirem a diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são analisados de maneira isolada pelas diferentes áreas do conhecimento. Reflete-se sobre as instituições de ensino superior, que têm buscado estratégias para favorecer
não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes nos cursos universitários de maneira a reduzir a apatia estudantil em face do mundo acadêmico e minimizar os altos índices de evasão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Escola de Humanidades

Referências

ASTIN, Alexander W. (1999). Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, v. 40, n. 5, p. 518-528, set./out. 1999.

BARKLEY, Elizabeth F. Student engagement techniques: a handbook for College Faculty. Jossey-Bass, 2010.

BRAULT-LABBÉ, Anne; DUBÉ, Lise. Mieux comprendre l’engagement psychologique: revue théorique et proposition d’un modèle intégratif. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale, n. 81, p. 115-131, 2009.

CHARLOT, Bernand A escola e o trabalho dos alunos. Anais do XVII Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Eduction (Afirse), secção portuguesa, 2015. Disponível em:

<http://www.afirse.com/archives/cd2/confer%C3%AAncias/Bernard%20Charlot.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2017.

ENGAGE. In: Oxford On-Line Dictionary. Disponível em:

<https://en.oxforddictionaries.com/>. Acesso em: 14 mar. 2017.

KUH, Georges D.; Hu, S. Learning productivity at research universities. Journal of Higher Education, v. 72, p. 1-28, 2001.

KUH, Georges D. The national survey of student engagement: conceptual and empirical foundations. New Directions for Institutional Research, v. 141, p. 5-20, mar. 2009

MARTINS, Letícia Martins de; RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 223-247, mar. 2017.

PIROT, Laurence; DE KETELE, Jean-Marie. L’engagement académique de l’étudiant comme facteur de réussite à l’université – étude exploratoire menée dans deux facultés contrastés. Revue des Sciences de l’Éducation, Montréal, v. 26, n. 2, p. 367-394, 2000.

PUCRS., Projeto Pedagógico Institucional da PUCRS, 2007.

TROWLER, Vicki. Student engagement literature review. 2010. Disponível em:

<https://www.heacademy.ac.uk/system/files/studentengagementliteraturereview_1.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

WILLIS, Deborah. Academic involvement at university. Higher Education, Springer Netherlands, v. 25, n. 2, p. 133-150, mar. 1993.

ZEPKE, Nick; LEACH, Linda; BUTLER, Philippa. Noninstitutional influences and student perceptions of success. Studies in Higher Education, v. 36, n. 2, p. 227-242, 2011.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Côrte Vitória, M. I., Casartelli, A., Rigo, R. M., & Costa, P. T. (2018). Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, 41(2), 262–269. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960