Uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental usando a Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40148Palavras-chave:
ensino de ciências, literatura, crítica da educaçãoResumo
O ensino de ciências da natureza, frequentemente, é abordado com o emprego acentuado do livro didático, que direciona para a memorização de conceitos e aquisição de saberes fragmentados. Nesse sentido, as Sequências Didáticas (SD) podem ser ferramentas teórico-metodológicas úteis para contribuir no processo de construção da aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever uma proposta de SD para o ensino de Ciências da Natureza, tendo como mote a obra literária Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha), com uso de atividades educativas articuladas pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e foco no 9º ano do ensino fundamental. A SD proposta neste estudo é estruturada em quatro encontros que relacionam os aspectos da PHC, trechos do livro Estrela Vermelha, conteúdos de Ciências e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Diante da análise da obra, foi possível constatar a articulação benéfica de arte-ciência e seu caráter interdisciplinar com conceitos associados às Ciências da Natureza, Humanas e Linguagens. Dessa forma, espera-se que esta proposta de SD possa auxiliar na resolução de problemas de ensino e aprendizagem que circundam a área de Ciências da Natureza.
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