Uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental usando a Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40148

Palavras-chave:

ensino de ciências, literatura, crítica da educação

Resumo

O ensino de ciências da natureza, frequentemente, é abordado com o emprego acentuado do livro didático, que direciona para a memorização de conceitos e aquisição de saberes fragmentados. Nesse sentido, as Sequências Didáticas (SD) podem ser ferramentas teórico-metodológicas úteis para contribuir no processo de construção da aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi descrever uma proposta de SD para o ensino de Ciências da Natureza, tendo como mote a obra literária Krasnaya Zvezda (Estrela Vermelha), com uso de atividades educativas articuladas pela Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e foco no 9º ano do ensino fundamental. A SD proposta neste estudo é estruturada em quatro encontros que relacionam os aspectos da PHC, trechos do livro Estrela Vermelha, conteúdos de Ciências e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Diante da análise da obra, foi possível constatar a articulação benéfica de arte-ciência e seu caráter interdisciplinar com conceitos associados às Ciências da Natureza, Humanas e Linguagens. Dessa forma, espera-se que esta proposta de SD possa auxiliar na resolução de problemas de ensino e aprendizagem que circundam a área de Ciências da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil.

Jaírla Bianca Aires Praciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Referências

BOGDANOV, Aleksander. Estrela Vermelha. Tradução de Paula Vez de Almeida e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Boitempo, 2020.

BOGDANOV, Alexander. Estrella Roja. Madrid: Nevsky Prospects Editorial, 2010.

BOGDANOV, Alexander. Red Star: the first bolshevik utopia. Bloomington And Indianapolis: Indiana University Press, 1984.

BRANDÃO, Gustavo Krysnamurthy Linhares; FEITOSA, Raphael Alves; LEITE, Raquel Crosara Maia; FEITOSA, Viviane Alves de Oliveira. Educação ambiental crítica na escola: o calor da panela de pressão na economia do gás de cozinha. Educação Ambiental em Ação, [S. l.], v. 18, n. 69, set. 2019. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3832. Acesso em: 23 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basnacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 4 jan. 2021.

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 225-241, 6 abr. 2020. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241.

CAVALCANTE, Keoma Lima; ASSAI, Natany Dayani de Souza; DELAMUTA, Beatriz Haas. Uma proposta de sequência didática utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino de cinética química. Diálogo e Interação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 173-190, abr. 2018. Disponível em: http://www.faccrei.edu.br/revista/index.php/revista-dialogo-e-interacao/article/view/33. Acesso em: 4 jan. 2021.

COSTA, Maria Aparecida da; VASCONCELOS, Thais Mateus; FIELD’S, Karla Amâncio Pinto; SANTOS, Renato Gomes. Uma proposta de sequência didática com a temática horta para abordagem da educação ambiental e a contextualização dos conteúdos no ensino de Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 135-150, jan./abr. 2016. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/3323. Acesso em: 23 jan. 2021.

DUARTE, Newton; FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro; MALANCHEN, Julia; MULLER, Herrmann Vinicius de Oliveira. A pedagogia histórico-crítica e o marxismo: equívocos de (mais) uma crítica à obra de dermeval saviani. Revista Histedbr On-Line, [S. l.], v. 11, n. 41, p. 38-57, 3 ago. 2012. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639894.

FEITOSA, Raphael Alves. New public policy for teacher training in Brazil: vincent van gogh as an inspiration for the action of the pedagogical residency program? Policy Futures In Education, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 28-43, 17 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.1177/1478210320940129.

FEITOSA, Raphael Alves; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Educação ambiental e Pedagogia Histórico-crítica: construindo a mandala do trabalho docente engajado. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 155-170, 30 abr. 2015. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/957. Acesso em: 23 jan. 2021.

FERREIRA, Fabiano de Jesus; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza; BRANDÃO, Elias Canuto. Pedagogia Histórico-crítica: ciência e conhecimento dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 5, n. 14, p.200-218, jan. 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/476. Acesso em: 4 jan. 2021.

GARE, Arran. Aleksandr Bogdanov’s History, Sociology and Philosophy of Science. Studies in History and Philosophy of Science, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 231-248, 2000. Disponível em: https://philarchive.org/archive/GARABH. Acesso em: 04 jan. 2021.

GERALDO, Antônio Carlos Hidalgo. Didática de Ciências Naturais na perspectiva Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2009.

HUESTIS, Douglas W. Alexander Bogdanov: the forgotten pioneer of blood transfusion. Transfusion Medicine Reviews, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 337-340, out. 2007. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmrv.2007.05.008.

MASSI, Luciana; SOUZA, Bruno Novais de; SGARBOSA, Evelin Carolina; COLTURATO, Andriel Rodrigo. Incorporação da pedagogia histórico-crítica na educação em ciências:uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 212-255, 28 ago. 2019. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212.

MONTEIRO, Alexandre Branco; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Sequência didática eletrônica de frações: uma proposta para a recuperação paralela no ensino fundamental. Vidya, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 61-84, jan./jun. 2014. https://doi.org/10.37781/vidya.v34i1.18.

MÜLLER, César Augusto. Pensamento Pedagógico Brasileiro: por uma real mudança. Educação Por Escrito, [S.L.], v. 3, n. 2, 20 dez. 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/11070. Acesso em: 05 nov. 2021.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Da formação inicial de professores à formação continuada: contribuições da pedagogia histórico-crítica na busca de uma formação emancipadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Bahia, v. 7, n. 1, p. 233-242, 15 nov. 2014. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433.

SANTOS, César Sátiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2012.

SAVIANI, Dermeval. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 12, n. 16, jul./dez. 2010, p. 13-36. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7434. Acesso em: 23 jan. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Desafios de políticas educacionais no Brasil: política social e publicização da educação. Psicologia: Ciência e Profissão, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 5-7, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas: Autores associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. São Paulo: Autores Associados, 2005.

SILVA, Roberto Irineu da; XAVIER, Ana Leticia Caruzo; SANTOS, André Luis Tato Luciano dos; BRAZ, Ruth Maria Mariani. Desenvolvimento de sequência didática sobre o tema membrana plasmática como recurso didático-metodológico para promoção de aprendizagem de alunos cegos. Vivências, [S. l.], v. 16, n. 31, p. 269-287, 29 jun. 2020. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.255.

SOUZA, Robineide Borges de; FONTES, Adriana da Silva. Uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos da termodinâmica. Revista Pontes, Paranavaí, v. 6, n. 1, p. 277-295, nov. 2019. Disponível em: http://revistapontes.com.br/2019/11/10/531. Acesso em: 23 jan. 2021.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 177-190, out. 2003. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132003000200003.

UGALDE, Maria Cecília Pereira; ROWEDER, Charlys. Sequência didática: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (Educitec), [S. l.], v. 6, n. 1, p. e099220, 4 jun. 2020. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.992.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

ZANETI, Josiane de Cássia; ALMEIDA, Hederson Aparecido de; BORGES, Matheus Zaffani; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 302-322, 6 abr. 2020. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Feitosa, R. A., & Praciano, J. B. A. (2022). Uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental usando a Pedagogia Histórico-Crítica. Educação Por Escrito, 13(1), e40148. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.40148

Edição

Seção

Artigos