A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36076Palavras-chave:
pedagogia libertária, anarquismo, gestão social, autogestão, democraciaResumo
O presente artigo teve como objetivo compreender os deslocamentos de sentidos de Democracia entre as concepções de Pedagogia Libertária e Gestão Escolar Democrática. Estando a primeira localizada dentro dos estudos críticos e anarquistas e a segunda baseada num paradigma liberal-capitalista, a incompatibilidade entre tais constructos torna-se superável a partir do surgimento da noção de Gestão Social. Assim, realizou-se uma revisão de literatura dos materiais acadêmicos disponíveis no Google Acadêmico que versassem sobre “Pedagogia Libertária” e “gestão social”. Como resultado, percebeu-se que a construção teórica sobre os pilares da Pedagogia Libertária e a crítica à Gestão Escolar Democrática através da Gestão Social envolvem a reconfiguração do conceito de Democracia em seus três aspectos principais: liberdade, igualdade e fraternidade. Na acepção mais comum de Gestão Escolar Democrática, a democracia tem caráter burguês e liberal, compondo-se da liberdade de exploração, da igualdade por padronização e fraternidade entre iguais e irmãos. A democracia proposta pela Pedagogia Libertária, diferentemente, entende uma liberdade com espontaneidade, a igualdade social com respeito às diferenças individuais e solidariedade coletiva com compartilhamento dos recursos.
Downloads
Referências
ASSIS, Lilian Bambirra de; PAULA, Ana Paula Paes de; BARRETO, Raquel de Oliveira; VIEGAS, Glauce. Estudos de caso no ensino da administração: o erro construtivo libertador como caminho para inserção da Pedagogia Crítica. RAM. Revista de Administração Mackenzie, [S. l.], v. 14, n. 5, p. 44-73, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000500003. Acesso em: 1 mar. 2021.
BOTÊLHO, Lucas Antônio Viana. A ecocidadania como princípio formativo e propositivo: diálogos necessários para a construção de uma escola cidadã. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25090. Acesso em: 13 ago. 2019.
CASTRO, Andrea Direne da Matta. O trabalho de coordenação pedagógica no ensino médio integrado: um estudo da gestão do conhecimento na perspectiva da análise institucional. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/andrea_direne_da_matta_castro.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.
CELLA, Rosenei. Educação de tempo integral no Brasil: história, desafios e perpsectivas. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010. Disponível em: http://tede.upf.br/jspui//handle/tede/673. Acesso em: 13 ago. 2019.
COELHO, Olivia Pires; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. anarquismo e descolonização: possibilidades para pensar a infância e sua educação. Childhood & Philosophy, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 335–352, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5971423. Acesso em: 1 mar. 2021.
CORREIA, Ana Elisa Banhatto. Primeira edição do curso a distância “Introdução crítica ao direito das mulheres”: uma experiência de educação popular jurídica e feminista. 2015. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: http://bdm.unb.br/handle/10483/10793. Acesso em: 13 ago. 2019.
COSTA, Rita de Cássia Marques; MARTINS, Evaneide Dourado; FELIX, Neudiane Moreira. Avaliação Institucional do Ensino-Aprendizagem. 1. ed. INTA: Sobral, 2017. Disponível em: https://md.uninta.edu.br/geral/avaliacao-institucional/pdf/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Institucional.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
DIAS, Kelly Tavares. Escola em tempo integral, educação integral e currículo: um estudo de caso em uma escola estadual em Belo Horizonte. 2015. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_DiasKT_1.pdf. Acesso em 11 out. 2022.
FALCÃO, Emmanuel Fernandes. Extensão popular: caminhos para a emancipação. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7753. Acesso em: 13 ago. 2019.
GALLO, Sílvio. Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo; Manaus, AM: Editora Imaginária: EDUA, Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/358831288/GALLO-Silvio-Pedagogia-libertaria-pdf. Acesso em: 26 out. 2020.
LEMES, Marilene Alves. Estratégias de participação na política de assistência social na perspectiva de Paulo Freire. 2017. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6264. Acesso em: 13 ago. 2019.
MARIANA, Fernando Bomfim. Educação e ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional? 2008. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102008-170403. Acesso em: 13 ago. 2019.
MARTINS, Angela Maria. Autonomia e educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, [S. l.], n. 115, p. 207-232, mar. 2002. DOI: 10.1590/S0100-15742002000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742002000100009&lng=en&nrm=iso&tlng= pt. Acesso em: 3 nov. 2020.
MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de. Gestão democrática na rede municipal de educação de Porto Alegre de 1989 a 2000: a tensão entre reforma e mudança. 2003. 194 f. Dissertação (Mestrado em Política e Gestão da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3899. Acesso em: 13 ago. 2019.
MENEZES, Diego Sabbado. Educação ambiental, educação libertária e a agroecologia: uma pesquisação com o projeto “Vivências com a terra”. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/8525/MENEZES%2C%20Diego%20Sabbado.pdf?sequence=1. Acesso em: 1 mar. 2021.
MORAES, Luana Aparecida; NADAL, Beatriz Gomes. Educação anarquista: contribuições para a escola e uma educação autêntica. Revista HISTEDBR On-line, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 1078–1095, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v17i4.8651241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651241. Acesso em: 1 mar. 2021.
OLIVA, Alberto. Anarquismo e Conhecimento. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2005.
OLIVEIRA, Roberta Lima de. As especificidades das políticas públicas educacionais: gestão, tendências pedagógicas e projeto de sociedade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., Recife, 2018. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46459. Acesso em: 1 mar. 2021.
PERES JUNIOR, Miguel Rivera; PEREIRA, José Roberto; OLIVEIRA, Lucas Canestri de. Gestão Social sob a lente estruturacionista. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 6, p. 18-49. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ram/v14n6/03.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
PRIETO, Rosangela Fortunato. Programa Mais Educação: do discurso à prática no município de Santos-SP. 2018. Dissertação (Mestrado em Práticas Docentes no Ensino Fundamental) – Universidade Metropolitana de Santos, Santos, 2018. Disponível em: https://portal.unimes.br/mestrado-praticas-docentes-no-ensino-fundamental/dissertacao/2018/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Pietro-Rosangela-F.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
SANTOS, Alessandra Rodrigues dos. O programa Mais Educação, uma proposta de educação em tempo integral? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122014-103428. Acesso em: 13 ago. 2019.
SANTOS, Luciana Eliza dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-142424. Acesso em: 13 ago. 2019.
SILVA, Fábio Alves Leite da. A formação do(a) educador(a) ambiental nos programas de pós-graduação lato sensu das instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro: uma análise crítica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes/dissertacao_fabio_alves_leite_da_silva.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação Por Escrito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação Por Escrito implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação Por Escrito como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.