A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36076

Palavras-chave:

pedagogia libertária, anarquismo, gestão social, autogestão, democracia

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender os deslocamentos de sentidos de Democracia entre as concepções de Pedagogia Libertária e Gestão Escolar Democrática. Estando a primeira localizada dentro dos estudos críticos e anarquistas e a segunda baseada num paradigma liberal-capitalista, a incompatibilidade entre tais constructos torna-se superável a partir do surgimento da noção de Gestão Social. Assim, realizou-se uma revisão de literatura dos materiais acadêmicos disponíveis no Google Acadêmico que versassem sobre “Pedagogia Libertária” e “gestão social”. Como resultado, percebeu-se que a construção teórica sobre os pilares da Pedagogia Libertária e a crítica à Gestão Escolar Democrática através da Gestão Social envolvem a reconfiguração do conceito de Democracia em seus três aspectos principais: liberdade, igualdade e fraternidade. Na acepção mais comum de Gestão Escolar Democrática, a democracia tem caráter burguês e liberal, compondo-se da liberdade de exploração, da igualdade por padronização e fraternidade entre iguais e irmãos. A democracia proposta pela Pedagogia Libertária, diferentemente, entende uma liberdade com espontaneidade, a igualdade social com respeito às diferenças individuais e solidariedade coletiva com compartilhamento dos recursos.

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Biografia do Autor

Rafael Sarto Muller, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, MG, Brasil. Doutorando em Letras – Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Muller, R. S. (2022). A concepção de Democracia tensionada entre a Pedagogia Libertária e a Gestão Escolar Democrática. Educação Por Escrito, 13(1), e36076. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.36076

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Artigos