Biliteracia e educação bilíngue

Contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues

Palavras-chave: Bilinguismo, Biliteracia, Alfabetização em duas línguas, Leitura e escrita em duas línguas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir conhecimentos advindos de pesquisas nas Neurociências e na Psicolinguística sobre alguns dos processos linguísticos e cognitivos envolvidos no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças bilíngues. Para isso, são apresentadas reflexões sobre quatro questões que ilustram dúvidas constantes de pais e educadores que atuam em contextos de educação bilíngue.

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Biografia do Autor

Luciana Brentano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; coordenadora e professora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição da Faculdade IENH em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Currículo Bilíngue da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), em Novo Hamburgo, RS, Brasil; e assessora na implantação de currículos bilíngues em escolas brasileiras.

Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora Associada no Departamento de Línguas Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com vínculo permanente ao Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO-UFRGS) e Bolsista Produtividade CNPq

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Publicado
2020-10-08
Como Citar
Brentano, L., & Finger, I. (2020). Biliteracia e educação bilíngue: Contribuições das Neurociências e da Psicolinguística para a compreensão do desenvolvimento da leitura e escrita em crianças bilíngues. Letrônica, 13(4), e37528. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37528