De que forma o currículo pode motivar os estudantes para a aprendizagem escolar?

Authors

  • Luciane Bernardes da Silva
  • Renato Capitani

Keywords:

Motivação, Aprendizagem, Currículo, Infâncias

Abstract

Este artigo busca refletir sobre os conceitos de motivação, aprendizagem e currículo e compreender de que forma o currículo pode interferir na motivação dos estudantes para a aprendizagem. A aprendizagem pode ser definida como a forma pela qual os sujeitos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e modificam o comportamento; é uma mudança relativamente estável do comportamento, de uma maneira mais ou menos constante, obtida por meio da experiência e da prática motivada. Portanto, motivação e aprendizagem estão interligadas. A pesquisa realizada traz uma reflexão sobre a importância de um currículo aberto, flexível e em movimento, aspectos reconhecidos como facilitadores da aprendizagem dos estudantes.

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Author Biographies

Luciane Bernardes da Silva

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Ritter dos Reis (UniRitter). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientadora educacional no Colégio Marista Assunção. 

Renato Capitani

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Published

2020-11-23

How to Cite

Bernardes da Silva, . L., & Capitani, R. (2020). De que forma o currículo pode motivar os estudantes para a aprendizagem escolar?. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39605. Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39605

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