Tecendo educação

Seminário de boas práticas

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Aprendizagem por Pares, Educação Básica

Resumo

Grande parte dos professores que estão em sala de aula aprenderam de uma forma conteudista e tradicional e, hoje, é desafiada a ensinar de um jeito diferente, de modo que os conteúdos façam sentido para os estudantes. Para isso, esses professores precisam não só atualizar os conhecimentos, mas também suas metodologias e recursos pedagógicos, apropriando-se das novas tecnologias. Diante desse cenário, a formação continuada torna-se essencial, por isso, surge o projeto apresentado neste relato de experiência, denominado: Tecendo Educação: seminário de boas práticas. A proposta de formação continuada docente objetiva o compartilhamento de conhecimentos, ideias e projetos entre os pares. Metodologicamente essa partilha se estrutura relacionando a evolução do projeto desde a sua implementação até o presente momento com um amparo teórico que disserta acerca da estruturação de estratégias contínuas de aprimoramento da ação docente. O projeto segue sendo realizado em edições anuais e constantemente (re)avaliado para atender aos seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ismael Lamb, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestre em Teologia pela Faculdades EST (FEST), em São Leopoldo, RS, Brasil; coordenador pedagógico do Colégio Marista Assunção (CMA), em Porto Alegre, RS, Brasil

Alana Vizentin, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Teoria da Literatura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora do Colégio Marista Assunção (CMA) em Porto Alegre, RS, Brasil e do Colégio Marista Ipanema (CMI), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 27 jan. 2019.

FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOW, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 8. ed. São Paulo: Loyola, 2007. p. 17-24.

TECENDO EDUCAÇÃO: Seminário de Boas Práticas 2018. Porto Alegre: Colégio Marista Assunção, 2018. Anual. Disponível em: https://colegios.redemarista.org.br/assuncao/Documents/Revista%20Semin%C3%A1rio%20Boas%20Pr%C3%A1ticas%202.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: UMBRASIL, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes curriculares de educação Básica do Brasil Marista: área de ciências humanas e suas tecnologias. 3. ed. Curitiba, PR: PUCPRess, 2019.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, ago. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 abr. 2020. https://doi.org/10.1590/S010173302008000200012.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lamb, D. I., & Vizentin, A. (2020). Tecendo educação: Seminário de boas práticas. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37747. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37747

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)