Semestralidade

Movimentos para uma avaliação formativa e processual

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Semestralidade, Educação Básica

Resumo

A avaliação é o elemento do processo educativo que costuma receber maior atenção das instituições de ensino, mas também tende a ser o mais controverso pela dificuldade em estabelecer instrumentos satisfatórios para a mensuração da promoção da aprendizagem nos estudantes. De modo geral, o propósito deste artigo é apresentar a semestralidade como estratégia de ajuste temporal para o desenvolvimento de habilidades e competências, nos processos de avaliação formativa e processual, na educação básica. Especificamente, se pretende apresentar a alteração na temporalização dos processos avaliativos de modo a auxiliar na aprendizagem e viabilizar momentos de feedbacks a estudantes e educadores a partir dos instrumentos avaliativos utilizados e adequação da fórmula de cálculo do resultado de pontuação dos estudantes para um parâmetro mais fidedigno ao processo de aprendizagem. A razão para o estabelecimento deste projeto pedagógico se sustenta na necessidade de adequar as estratégias avaliativas ao estudante contemporâneo e seu contexto em que os feedbacks se dão de forma imediata, os saberes são meios para o desenvolvimento de habilidades e competências e se relacionam continuamente entre si. A metodologia de trabalho engloba: apresentação de movimentos realizados na Rede Marista no que tange à avaliação da aprendizagem, compilação de elementos da comunidade educativa em uma escola e sua visão sobre os processos avaliativos, somados à análise dos resultados dos estudantes em suas avaliações. Para implementação do projeto elaborou-se um plano de comunicação e de acompanhamento da proposta. Os resultados, ainda preliminares, apontam a satisfação da comunidade educativa para com a semestralidade e sua implantação, como também, os primeiros desafios mapeados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ismael Lamb, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Teologia pela Faculdades EST (FEST), em São Leopoldo, RS, Brasil; coordenador pedagógico do Colégio Marista Assunção (CMA), em Porto Alegre, RS, Brasil

Diego Brandao Nunes, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Ensino de Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor do Colégio Marista Assunção (CMA), em Porto Alegre, RS, Brasil e do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil

Giovan Longo, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorando em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor do Colégio Marista Assunção (CMA), em Porto Alegre, RS, Brasil e do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil

Referências

ALVES, Ana Cristina dos Santos et al. Avaliação por habilidades e competências. In: MENTGES, Manuir José;

MARQUES, Cintia Bueno; SALDANHA, Patrícia. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 9, p. 25-39, 2015.

ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: fascículo 11. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CARDOSO, Shirley Sheila (org.). Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista. Gerência Educacional. Avaliação da aprendizagem: sujeitos, conceitos e perspectivas. Porto Alegre: CMC, 2017.

ESQUIROL, Josep M. O respeito ou o olhar atento: uma ética para a era da ciência e da tecnologia. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 28. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre as duas lógicas. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar?: critérios e instrumentos. 13. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SEDUCRS. Ensino Médio. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1. Acesso em: 23 abr. 2020.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Lamb, D. I., Nunes, D. B., & Longo, G. (2020). Semestralidade: Movimentos para uma avaliação formativa e processual. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37876. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37876

Edição

Seção

Artigos