O O TED Talks como caminho pedagógico para pensar o mundo contemporâneo

A criação da Conferência MarisTalks

Palavras-chave: TED Talks, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sequência Didática, Atualidades

Resumo

O presente trabalho apresenta, por meio de um movimento de reflexão-ação, um relato de experiência do MarisTalks, projeto pedagógico ocorrido no Colégio Marista Assunção, como produto final da Sequência Didática da Área de Ciências Humanas, com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio, ocorrido durante o segundo semestre do ano de 2019. Aponta o contexto de criação da sequência didática e as motivações que levaram à construção do respectivo trabalho interdisciplinar, culminando na estruturação de um produto final pensado entre estudantes e educadores. Dispõe acerca do MarisTalks, evento inspirado nas conferências TED Talks, popularmente conhecidas por apresentarem em um movimento de síntese e reflexão, uma abordagem argumentativa sobre algum assunto pertinente à contemporaneidade. No caso deste trabalho, a temática que mobilizou os estudantes nas construções de suas falas foram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas. Metodologicamente, além do contexto originário da iniciativa e seus objetivos, o texto elenca as etapas de desenvolvimento do projeto, sua aplicação, os desafios encontrados nos desdobramentos e as considerações dos autores acerca do trajeto percorrido, com o amparo teórico necessário para solidez e coerência da proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ismael Lamb, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil

Mestre em Teologia pela Faculdades EST (FEST), em São Leopoldo, RS, Brasil; coordenador pedagógico do Colégio Marista Assunção (CMA) em Porto Alegre, RS, Brasil.

Diego Brandão Nunes, Colégio Marista Assunção (CMA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Ensino de Geografia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor do Colégio Marista Assunção (CMA), em Porto Alegre, RS, Brasil e do Colégio Marista Rosário (CMR), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

MACEDO, Lino de. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Claudia Schilling e Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 113-135.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo. Martins Fontes. 1990.

TED. 2020. TED. Ideas worth spreading. Disponível em: https://www.ted.com/ Acesso em: 29 set. 2020.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL (org.). Matrizes curriculares de Educação Básica do Brasil Marista: área de Ciências Humanas e suas tecnologias. 3. ed. Curitiba. PUCPRESS, 2019.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
Lamb, D. I., & Brandão Nunes, D. . (2020). O O TED Talks como caminho pedagógico para pensar o mundo contemporâneo: A criação da Conferência MarisTalks. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39286. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39286
Seção
Relatos de Experiência