O O TED Talks como caminho pedagógico para pensar o mundo contemporâneo
A criação da Conferência MarisTalks
Palavras-chave:
TED Talks, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sequência Didática, AtualidadesResumo
O presente trabalho apresenta, por meio de um movimento de reflexão-ação, um relato de experiência do MarisTalks, projeto pedagógico ocorrido no Colégio Marista Assunção, como produto final da Sequência Didática da Área de Ciências Humanas, com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio, ocorrido durante o segundo semestre do ano de 2019. Aponta o contexto de criação da sequência didática e as motivações que levaram à construção do respectivo trabalho interdisciplinar, culminando na estruturação de um produto final pensado entre estudantes e educadores. Dispõe acerca do MarisTalks, evento inspirado nas conferências TED Talks, popularmente conhecidas por apresentarem em um movimento de síntese e reflexão, uma abordagem argumentativa sobre algum assunto pertinente à contemporaneidade. No caso deste trabalho, a temática que mobilizou os estudantes nas construções de suas falas foram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos pela Organização das Nações Unidas. Metodologicamente, além do contexto originário da iniciativa e seus objetivos, o texto elenca as etapas de desenvolvimento do projeto, sua aplicação, os desafios encontrados nos desdobramentos e as considerações dos autores acerca do trajeto percorrido, com o amparo teórico necessário para solidez e coerência da proposta.
Downloads
Referências
MACEDO, Lino de. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Trad. Claudia Schilling e Fatima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 113-135.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. São Paulo. Martins Fontes. 1990.
TED. 2020. TED. Ideas worth spreading. Disponível em: https://www.ted.com/ Acesso em: 29 set. 2020.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL (org.). Matrizes curriculares de Educação Básica do Brasil Marista: área de Ciências Humanas e suas tecnologias. 3. ed. Curitiba. PUCPRESS, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.